E-mail profissional: Saiba como redigi-lo bem
Saiba o que fazer quando tiver que mandar um em e-mail no seu ambiente de trabalho, selecionamos 10 dicas imprescindíveis. Confira:
Um e-mail profissional bem estruturado e redigido corretamente é muito bem visto dentro das organizações. De forma geral, gestores buscam talentos que se preocupam com a sua imagem pessoal, bem como da empresa, sem perder de vista certas formalidades no processo de comunicação.
É claro que as redes sociais, muito utilizadas por empresas modernas na atualidade, permitem que esse processo seja mais rápido e dinâmico, mas, ainda sim, o e-mail continua sendo um meio muito eficiente no mundo dos negócios, embora muitos profissionais tenham dúvidas e cometam gafes na hora de enviá-lo.
Pelo fato do contato não ser direto, é preciso ter muito cuidado com as palavras e colocações das frases. Um pequeno erro pode gerar a impressão de que você é um profissional autoritário ou descuidado.
Para que você não seja submetido a essa situação e saiba o que fazer quando tiver que mandar um em e-mail no seu ambiente de trabalho.
Confira 10 dicas imprescindíveis
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Coloque o assunto
O primeiro cuidado que você precisa ter é com a escolha do assunto do seu e-mail. Esse campo sempre deverá ser preenchido, independente do seu destinatário. De preferência, escolha um título que introduza o seu leitor do que será dito no corpo do e-mail. Evite expressões do tipo: “urgente” ou “atenção”, pelo contrário, busque objetividade e clareza.
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Vá direto ao ponto
Na frase de abertura, aborde o tema principal do seu e-mail. Evite qualquer tipo de suspense antes de chegar ao ponto principal. Saiba que dificilmente um leitor terá o interesse de ler o seu e-mail até final para descobrir o que de fato é a surpresa no seu e-mail. Portanto, seja objetivo sempre.
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Selecione as palavras
Qual o assunto que você deseja abordar? Que tipo de mensagem você quer passar? Independente das suas intenções ao enviar um e-mail, procure ser devidamente claro e escolha bem as palavras. Tenha em mente que o efeito que seu e-mail terá com os leitores depende das palavras que você irá usar para apresentá-lo. Procure ir direto ao ponto e deixe o assunto claro. Diga logo de cara o que você precisa.
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Evite letras maiúsculas
Evite ao máximo que puder enviar um e-mail escrito em letras maiúsculas, a não ser que sua intenção seja parecer grosso com o seu leitor. Esse tipo de recurso transmite a impressão de que você está gritando, sendo autoritário ou rude, o que pode prejudicar sua imagem profissional e ainda comprometer o sentido da sua mensagem.
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Tenha cuidado com a linguagem
Procure usar uma linguagem adequada, que seja de fácil entendido para o seu leitor.
A linguagem informal demais, gírias e abreviações podem ser consideradas expressões desconhecidas para algumas pessoas.
O que pode acontecer é um ruído enorme na comunicação e a dificuldade de chegar a um acordo.
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Seja breve
Ao reformular seu e-mail, procure escrever de forma breve e clara. Caso sua mensagem seja grande demais, pode gerar o desinteresse do leitor e o mesmo não fará a leitura até o final. Caso tenha escrito mais de três parágrafos, tente ler novamente para sintetizar a ideia ou insira um documento anexo com o assunto completo.
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Seja educado
Ao enviar um e-mail profissional, não esqueça, em hipótese alguma, de pedir “por favor” ou de agradecer. Ao usar essas palavras, seja sincero, pois é possível perceber, no contexto geral, se está sendo irônico ou debochado.
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Coloque assinatura
Outra sugestão é apresentar uma assinatura com o seu nome completo e as suas informações para contato no final do e-mail, que inclua o endereço do local de trabalho, o seu telefone e ramal. Esses dados vão facilitar uma comunicação mais direta com você, caso seja necessário.
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Faça a revisão
Após escrever seu e-mail, revise-o com atenção. Pode ser que tenha deixado passar alguma coisa que a princípio parecia normal, mas que pode ser visto como desleixo ou falta de interesse pelos negócios no ponto de vista do seu leitor.
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Responda imediatamente
Pessoas que se preocupam em dar feedbacks de forma imediata se mostram mais interessadas no processo do trabalho. Não importa qual o assunto, dê um retorno para o seu leitor. Caso seja necessário mais tempo para respondê-lo de forma adequada, envie um e-mail para se justificar.
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