Confira qual o método mais econômico para cozinhar: gás ou eletricidade?
De forma geral, é possível afirmar que a preparação dos alimentos utilizando aparelhos elétricos pode sair mais barato para o bolso.
Como se não bastasse o aumento dos preços dos alimentos, em abril, a alta do IPCA-15 em 12 meses foi de 12,85%. Dessa forma, a alta do gás e da energia elétrica fez com que o brasileiro perdesse o parâmetro de como preparar alimentos gastando menos: utilizando o fogão ou por aparelhos eletrônicos, como a popular airfryer. Por isso, confira neste artigo se é mais barato cozinhar com gás ou eletricidade.
Leia mais: EBay aumenta comércio e vende itens de luxo com pequenas falhas
Qual método é mais econômico para cozinhar: a gás ou eletricidade?
Com uma variação de preço de 32,45% para o botijão de gás, 35,10% para o gás encanado e 30,16% para a energia elétrica ao longo de 12 meses, especialistas em eficiência energética concluíram que, em muitos casos, a eletricidade é mais econômica do que usar o gás tradicional, seja para cozinhar ou aquecer alimentos.
Outro fator que pode contribuir ainda mais para essa escolha está relacionado com o aumento do preço do gás anunciado recentemente, que pode chegar a níveis maiores que 19%, fazendo com que o uso de dispositivos elétricos seja ainda mais vantajoso.
Em geral, o que foi possível observar após fazer cálculos básicos é que, na hora de assar, o forno elétrico é mais eficiente. Mesmo sendo menor, geralmente concentra mais calor em menos espaço. Quando comparamos a chama de fogo a esses aparelhos elétricos de cozimento, a diferença é insignificante. Os aparelhos elétricos que funcionam com maior consumo de energia gastam menos tempo aquecendo e geram mais economia.
Os cálculos também mostram que o gás em botijão pode ser muito mais econômico do que o gás encanado. Dessa forma, vale ressaltar que especialistas acreditam que o uso adequado dos equipamentos e os hábitos culinários de uma família podem fazer a diferença na conta.
Hábitos para cozinhar com gás de forma econômica
Um bom hábito para começar a praticar é fechar as panelas para evitar que calor saia. Além disso, apesar de os cálculos mostrarem que cozinhar em uma airfryer é mais econômico do que em um forno a gás, o resultado pode ser diferente se certas práticas forem seguidas. Por exemplo, no caso dos fornos que permitem o preparo simultâneo de várias receitas, bem como o uso do calor do forno para um preparo posterior, reduzindo o consumo de gás.
Comentários estão fechados.