É o fim das senhas? Google propõe 'chaves de acesso' para facilitar o login; veja
Pelo visto, em pouco tempo não teremos mais que lembrar das senhas que cadastramos, pois o Google tem outro plano em mente!
O Google está avançando em seu projeto de diminuir a dependência de senhas para realizar logins, optando por oferecer uma abordagem mais simplificada aos usuários que queiram acessar seus serviços.
A partir deste mês, a empresa começará a sugerir aos usuários que façam login em suas contas Google – seja para acessar o Gmail, o Google Drive ou outras plataformas do ecossistema – que criem sua própria chave de acesso, conhecida como passkey.
Isso marca um esforço da empresa em aprimorar a segurança e a facilidade de uso ao mesmo tempo, tornando o processo de login mais conveniente e seguro.
No primeiro semestre deste ano, a empresa já havia anunciado sua intenção de implementar essa forma de login em todos os seus serviços, mas somente agora está começando a sugerir essa mudança aos usuários.
Embora a recomendação padrão seja a criação da chave de acesso, o Google não imporá essa opção obrigatoriamente, pelo menos durante essa fase de transição.
A ideia é oferecer aos consumidores a liberdade de escolher a forma de login que desejam utilizar daqui em diante, tornando a transição para esse novo método mais flexível e adaptável às preferências de cada usuário.
As chaves de acesso do Google
As chaves de acesso do Google representam uma forma alternativa de autenticar um login, substituindo o tradicional processo de digitar uma senha por métodos de confirmação de identidade mais avançados.
Esses métodos podem abranger a leitura biométrica, o reconhecimento facial ou a utilização de um PIN, ativados no próprio dispositivo ou em outro dispositivo de confiança, como seu smartphone.
Segundo a empresa, essa abordagem é cerca de 40% mais rápida do que a entrada manual de senhas e pode ser mais segura, pois utiliza uma forma de criptografia mais eficiente.
O método também ajuda a evitar a recorrência do uso da mesma senha em múltiplos serviços, bem como a necessidade de memorizar códigos diferentes cadastrados em diversos locais, promovendo, assim, uma experiência de login mais eficaz e segura.
Comentários estão fechados.