Google lança forma de login que dispensa as tradicionais senhas

O One Tap veio para dar mais agilidade à navegação dos usuários. Por meio de um único clique o usuário confirma a identidade e o login.

O Google anunciou várias atualizações recentemente. Na última terça-feira (3), a empresa informou que lançará um sistema de autenticação por tokens. O “One Tap” permitirá acesso a sites e serviços sem que seja preciso digitar uma senha.

Leia mais: Veja o que fazer se alguém clonar seu perfil no WhatsApp

A novidade está inclusa no API (pacote de desenvolvimento de softwares) do novo Google Identity Services. A plataforma conecta diversos sistemas de identificação usados pelo Google em um só lugar. O tradicional modo de login faz parte do sistema e, da mesma forma que o One Tap, utiliza tokens. Estes são os substitutos das palavras-chave.

“Iniciamos essa jornada para fornecer uma solução de identidade sem comprometer a privacidade e a segurança, e conseguimos justamente isso”, disse o gerente de produto do Google Identity, Filip Verley. A informação foi divulgada pelo portal ZDNet e replicada pelo Canal Tech.

De acordo com Varley, o API será de fácil integração e garantirá uso intuitivo da ferramenta. 

Ferramenta permite login mais rápido

O One Tap funciona como o próprio nome sugere. Por meio de um único clique o usuário confirma a identidade e o login de sua conta Google. Uma janela se abre e convida o navegante a permanecer usando os dados da sua conta. Ao confirmar, o aplicativo ou serviço já reconhece os dados do Google referentes àquela pessoa.

A nova função se assemelha às opções de logins existentes atualmente. Assim, não é preciso realizar diversos logins em telas diferentes para cada novo acesso. Com apenas um toque, a conta se adapta e se conecta ao software em questão.

Veja onde sua conta está logada

Além disso, o Google também lançou o novo botão “Login com o Google”. O objetivo é mostrar ao usuário os locais onde sua conta foi conectada. “O botão Login com o Google também melhorou a consistência de UI/UX através da Web, elevando a confiança do usuário e segurança através de nossa plataforma”, informou o gerente da empresa.

Embora a mudança venha para fortalecer questões pertinentes à segurança, alguns pontos negativos foram destacados. O One Tap ainda não possui suporte para o Safari ou para outros navegadores Apple presentes no iOS ou MacOS. Isso se deve ao bloqueio de cookies de terceiros instalado pela própria Apple.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More