É o fim das senhas! WhatsApp acaba de lançar o 'passkeys' para Android; entenda a novidade

O WhatsApp acaba de anunciar que vai facilitar a vida de quem precisa colocar senhas para abrir a plataforma. Conheça o 'passkeys'!

Os passkeys chegaram oficialmente ao WhatsApp, com o aplicativo anunciando a introdução desse recurso para dispositivos Android.

A funcionalidade permite vincular a identificação biométrica do celular para acessar a conta, eliminando a necessidade de senha ou o recebimento de códigos numéricos de autenticação.

O WhatsApp já testava tal opção desde o mês anterior e agora a disponibilizou para os usuários no sistema operacional Android, com a empresa em Mountain View, reforçando a recomendação para que as pessoas ativem essa opção em suas contas.

Foi através da rede social X, antigo Twitter, que o mensageiro compartilhou a novidade lançada do passkeys. Continue lendo e saiba mais detalhes!

Conheça o passkeys

O passkey, ou “chave de acesso”, é uma alternativa à tradicional senha em formato de texto para acessar uma conta.

Tal funcionalidade possibilita associar um dispositivo a uma chave previamente cadastrada, como impressão digital ou reconhecimento facial, tornando possível validar todas as tentativas de login a partir desse celular ou computador.

Se você já tem o aplicativo instalado em um celular anterior, pode usar a impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN desse dispositivo para autenticar o acesso à sua conta no WhatsApp em outros lugares.

A medida elimina a necessidade de usar códigos de autenticação em dois fatores, geralmente enviados por SMS, e, ao fazê-lo, ajuda a reduzir o risco de golpes e roubos de contas no aplicativo.

(Imagem: divulgação)

Embora haja o risco de perder o aparelho que contém as informações originais, os passkeys oferecem camadas adicionais de proteção em comparação a outros métodos, como a verificação em duas etapas.

Fazer uso do novo recurso pode ser um processo mais simples e rápido do que digitar senhas longas. Essa mudança visa aprimorar a segurança e a comodidade no acesso às contas do WhatsApp.

O WhatsApp anunciou que a função já está disponível, embora não tenha especificado em quais países ela será lançada inicialmente.

É comum que o aplicativo disponibilize recursos gradualmente por meio de atualizações na Play Store, o que significa que algumas pessoas precisarão aguardar um pouco antes de poderem utilizar tal funcionalidade.

O lançamento por etapas permite ao WhatsApp testar e aprimorar a ferramenta antes de disponibilizá-la para um público mais amplo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.