É pecado? Entenda porque é tradição não comer carne na Sexta-feira Santa
É um costume dos cristãos não comerem carne na Sexta-feira Santa. Mas, você sabe o motivo dessa tradição? Entenda.
A Sexta-feira Santa é um dia muito significativo para os religiosos cristãos. O dia marca a crucificação e morte de Jesus Cristo, celebrada no último dia da Semana Santa. Entenda o motivo da tradição de não comer carne vermelha na Sexta-feira Santa e confira as principais razões em torno do costume.
Leia mais: Você sabia? O motivo pelo qual o coelho simboliza a páscoa
O dia é dedicado à memória da paixão e morte de Jesus Cristo. Por essa razão, a tradição de não comer carne faz parte de uma atitude de penitência e sacrifício. É vista como uma forma de os cristãos se unirem ao sofrimento de Jesus Cristo na cruz.
Carne na Sexta-feira Santa
Isso porque a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo. Por essa razão, deixar de consumi-la representa um gesto de respeito e de entrega completa à vontade divina. A Igreja Católica indica ainda o jejum e abstinência como prática de penitência em algumas datas específicas do calendário.
A Sexta-feira Santa é, dessa forma, um dia de jejum, principalmente para os mais rigorosos. Então, os fiéis são encorajados a não comer carne como forma de celebrar o sacrifício de Cristo.
Essa tradição existe há séculos e tem um significado religioso muito forte. É também um sinal de respeito pela tradição e pelos valores, inclusive para alguns que não são católicos, mas entendem a importância desse ato durante a Sexta-feira Santa.
Durante esse período, a orientação da igreja é que as pessoas substituam a carne por outros alimentos, como peixes, legumes e verduras. Assim, para todos os católicos e cristãos, o ato de não comer carne na Sexta-feira Santa é uma demonstração de fé, devoção, além de uma prática de penitência e sacrifício pelo sofrimento de Cristo.
É uma forma de demonstrar completo respeito pelas tradições. Vale lembrar ainda que o dia é dedicado à reflexão e ao luto pela morte de Jesus na cruz. A Sexta-feira Santa é considerada feriado oficial em todo o Brasil.
Comentários estão fechados.