O cadastro no CadÚnico pode ser feito de forma remota?
O cadastro é bem simples e está disponível para quem preencher os requisitos.
Nos últimos anos, o Governo criou programas sociais com o objetivo de ajudar economicamente a população brasileira. Dessa forma, é possível atender famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e conhecer como elas vivem por meio do Cadastro Único (CadÚnico). Acompanhe o artigo e saiba se é possível cadastrar o CadÚnico de forma remota.
Leia mais: Como atualizar o Cadúnico em Agosto para não perder o benefício
O que é CadÚnico?
O chamado CadÚnico reúne dados sobre famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados por estados e municípios para a adoção de políticas públicas que visam melhorar a vida dessas pessoas.
Esse sistema é usado para determinar quais cidadãos serão beneficiados pelos programas sociais do governo. Para se beneficiar com tais projetos, os usuários devem ter um perfil atualizado.
Programas que exigem o cadastro no CadÚnico
No cadastro, há várias informações como renda familiar, situação familiar, condições de moradia, entre outras. Por isso, ele é usado como um pré-requisito de entrada em várias políticas públicas, como as exemplificadas a seguir:
- Auxílio Brasil;
- Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida);
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Telefone Popular;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
No entanto, os interessados sempre buscam informações sobre a possibilidade de fazer a inscrição no CadÚnico por métodos online, já que essa seria uma boa opção diante do cenário atual.
A inscrição do CadÚnico ainda é presencial
Estando dentro das condições exigidas, para realizar o processo de inscrição, o interessado deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Isso significa que não é possível efetuar o registro de forma remota (apenas consultas são realizadas no aplicativo).
Assim, o representante ou responsável da família vai fazer a inscrição (devendo ser maior de 16 anos e, de preferência, do sexo feminino). Além disso, é preciso ter em mãos o seu CPF e Título de Eleitor, além de, ao menos, um documento oficial de identificação de cada membro da família.
Comentários estão fechados.