É possível ser penalizado por latidos de cachorro?
Multas por latidos de cachorro são mais comuns em condomínios, onde há regras específicas, mas também podem afetar moradores de ruas residenciais.
Além de serem os melhores amigos do homem, os cachorros também são conhecidos por sua personalidade animada, o que muitas vezes faz com que eles sejam barulhentos. Isso pode causar diversos problemas, como atritos com vizinhos. Mas será que latidos de cachorros podem resultar em multas?
Essa é uma preocupação comum para os tutores, principalmente aqueles que moram em condomínios. Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e apresentar formas de evitar conflitos. Veja!
Existe multa para latidos de cachorro?
Sim, existe. No entanto, é preciso que o barulho do animal seja alto e constante, incomodando a vizinhança. Portanto, se o seu amigo só late de maneira “normal”, não se preocupe, pois esse é um comportamento saudável e não há como evitá-lo.
Apesar de serem mais comuns em condomínios, onde podem existir regras internas sobre animais de estimação, as multas também são uma preocupação para pessoas que moram em casas. Dessa maneira, todos os tutores precisam estar atentos para evitar penalidades.
Motivos para o cachorro latir
Se o seu cachorro estiver latindo constantemente, é importante ficar atento, pois isso pode indicar que há algo de errado com ele. Algumas das principais razões são:
- O animal está entediado, sem estímulos para se exercitar e gastar energia. Como resultado, ele passa a latir sem parar;
- Caso o cão enfrente problemas como solidão e ansiedade, é comum que ele passe a latir para chamar atenção;
- Se o cachorro estiver com medo, é uma reação natural que ele lata para alertar seu tutor;
- Por fim, pode indicar algum problema de saúde, sendo os latidos a forma que o pet encontrou para expressar dor ou desconforto.
Como acalmar o cão durante uma crise de latidos
Para evitar multas por latido, é importante saber como acalmar o animal quando ele estiver estressado. Isso pode ser feito de algumas maneiras, como:
Leve o animal para passear
Passeios ajudam o pet a gastar energia, reduzindo o estresse e deixando-os mais relaxados. Se possível, inclua uma rotina diária de passeios para que ele se mantenha calmo.
Mantenha o cão distraído
Redirecione o foco do animal daquilo que está causando os latidos. Convide-o para brincar com seu brinquedo favorito, para que ele se distraia com outra coisa.
Consulte um adestrador
Se seus esforços para conter o animal falharem, uma alternativa é investir em adestramento. O profissional tem experiência para melhorar o comportamento do cão, deixando-o mais tranquilo e amigável.
Comentários estão fechados.