Eclipse solar total deste ano deve ser o mais visto em toda a história
O evento será ainda mais grandioso que o eclipse solar anular ocorrido em 2023.
No próximo dia 8 de abril de 2024 ocorrerá um eclipse solar total, não apenas anular, como o ocorrido em outubro do ano passado. Nesse tipo de evento, a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando totalmente a luz da nossa estrela e causando escuridão total durante determinado momento do dia.
Ao contrário do eclipse solar anular, esse fenômeno não poderá ser visto no Brasil. Porém, sua visualização será possível a partir de determinado ponto do Oceano Pacífico e posteriormente em toda a América do Norte.
Contudo, o que torna esse eclipse tão especial é o seu tempo de duração, ligeiramente maior que todos os eclipses anteriores, como o solar total que ocorreu em 2017, por exemplo.
Por durar mais tempo, o fenômeno poderá ser visto por mais pessoas, fato que o colocará como o eclipse solar total mais visto da história.
Essa será uma ótima oportunidade para astrônomos e entusiastas observarem o eclipse, uma vez que o próximo só deve ocorrer em meados de 2044.
(Imagem: divulgação)
Mais informações sobre o eclipse
Estima-se que o eclipse solar total de 2024 vá percorrer uma distância de 322 km, podendo ser visto por mais de 31 milhões de pessoas em todas as partes da América do Norte.
Para se ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos uma em cada quatro pessoas já demonstram disposição para viajar e ver melhor o evento enquanto ele estiver acontecendo.
Na época do eclipse deve acontecer o Eclipse Festival, um evento onde especialistas da Nasa, da Blue Origin e da SpaceX devem dar palestras aos entusiastas da astronomia.
Infelizmente esse evento não poderá ser observado do Brasil, como supracitado. Porém, estão marcados para 2 de outubro de 2024 e 6 de fevereiro de 2027 dois eclipses visíveis do nosso país.
Comentários estão fechados.