Economia no Brasil sofrerá impacto significativo devido à educação financeira

Você é uma pessoa que tem educação financeira ou vive endividada. Estudos revelam que a maioria dos brasileiros não sabe lidar com o dinheiro.

Saber administrar as economias pessoais é muito importante para viver uma vida mais tranquila. Pesquisas revelam que o Brasil está em 10º lugar no ranking mundial de economia. Entretanto, a grande parte dos brasileiros não sabe gerenciar suas finanças. Mesmo com o alto índice de escolaridade, as pessoas não conhecem as melhores práticas financeiras.

Falta de planejamento financeiro resulta em milhares de famílias endividadas

Pesquisas revelaram que o índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) bateu o recorde em 2022, atingindo 77,9%. Sim, esse número é altíssimo considerando as condições familiares.

Após esse percentual ser divulgado, concluiu-se que os brasileiros, em sua grande maioria, não sabem gerir suas despesas. Por isso, foi proposto que as escolas fortalecessem essa cultura para os alunos e, então, garantir um futuro e uma qualidade de vida para todos.

Por que as escolas têm um papel tão importante?

Primeiro, temos que entender que esse problema é comportamental e cultural. Dessa forma, as escolas, prestando um apoio para a consciência e o planejamento financeiro, podem quebrar esse ciclo de endividamento. Além disso, os jovens poderão aprender a lidar com o dinheiro de maneira mais inteligente.

Pouca gente sabe calcular juros

Muitas pessoas acabam adquirindo muitos produtos sem se atentar ao alto índice de juros embutidos. Dessa forma, as despesas familiares acabam aumentando e sendo comprometidas. O ponto de partida é decidir o momento ideal para saber como utilizar o dinheiro de maneira segura.

E as pessoas estáveis, como elas se comportam?

Para as pessoas financeiramente estáveis, as chances de aumentar o capital, estabilizar as despesas e alavancar o crescimento econômico são maiores. Quando isso se torna ausente, o país passa a lidar com problemas sociais e coletivos devido ao fechamento de empresas, a demissões e contas em atraso. A saúde pública também é afetada tendo que acolher pessoas adoecidas física e mentalmente.

De maneira macro, é nítido que a falta de educação financeira para crianças, jovens e adultos é uma das carências estruturais que mais causam consequências em curto e longo prazo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.