Como demissões em massa nas big techs impactam sua vida?

Crise econômica, inflação e ajuste da demanda são fatores que motivam demissões nos gigantes da tecnologia.

As demissões em massa nas big techs, após a demanda crescente durante a pandemia da COVID-19, resultaram na demissão de mais de 51 mil pessoas. Diante dessa realidade, algumas pessoas podem se perguntar como a redução do quadro de funcionário das gigantes da tecnologia impacta na sua rotina ou dia a dia.

Demissões em massa nas big techs impactam no consumidor final?

Com exceção da Apple, empresas como Meta, Microsoft, Google e IBM, consideradas as gigantes da tecnologia, demitiram cerca de 50 a 70 mil funcionários. Os motivos para as demissões estão relacionados à alta da inflação, desaceleração da economia e diminuição da renda oriunda de publicidade.

Com base nesse cenário, é importante conhecer quais são as previsões para o setor e se as demissões em massa nas big techs podem afetar a sua vida de alguma forma.

Disponibilidade de produtos e serviços

Inicialmente, os serviços oferecidos pelas big techs podem apresentar alguma instabilidade, em especial para empresas como Twitter, que demitiu cerca de 80% do seu quadro de funcionários. Dessa maneira, bugs podem ser verificados com mais frequência na plataforma.

Quando se fala de produtos, por sua vez, a expectativa é que as produções de novos dispositivos tecnológicos não sejam afetadas, já que as demissões representam apenas uma readequação da oferta e demanda para corrigir o aumento das contratações efetuadas no auge da pandemia.

No entanto, podem acontecer atrasos de lançamentos de novos produtos e softwares em decorrência da redução de funcionários que, mesmo não representando mais do que 10% do quantitativo demitido, faz diferença na hora de ajustar as demandas.

Desinformação e dificuldade de moderação

No Twitter, que representa a face mais severa das demissões em massa nas big techs, a redução do quadro de funcionários pode impactar negatividade na moderação de conteúdos na plataforma, o que contribui diretamente para o aumento da disseminação de notícias falsas.

Isso porque, a moderação do conteúdo é feita principalmente por funcionários que analisam a aplicação das regras de conduta na plataforma e a suspensão de conteúdos publicados por usuários.

Assim, para o consumidor final as demissões pelos gigantes da tecnologia não vão impactar diretamente o dia a dia de quem faz uso dessas plataformas.

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