Edição genética: estudo pode ajudar no combate a fome mundial

Veja mais sobre o avanço na edição genética que pode tornar produção agrícola mais rica em nutrientes.

A fome global tem sido uma fonte de preocupação em várias áreas, incluindo para ciência. Nesse caso, os pesquisadores há muito tempo têm buscado soluções baseadas na edição genética, que consiste em cortar o DNA em um ponto específico para facilitar a remoção, adição, modificação ou substituição do material, com o objetivo de produzir produtos agrícolas mais nutritivos. Devido a relevância do tema, entenda mais sobre como a edição genética pode ajudar no combate à fome mundial.

Leia mais: Quais são os 4 alimentos mais saudáveis do mundo?

Entenda de que forma a edição genética pode ajudar a diminuir a fome no mundo

O desenvolvimento de estudos que visam ajudar em um dos maiores problemas mundiais, o combate à fome, não é nada simples. A edição genética, atualmente, é um dos campos que possui mais possibilidade de ajudar a reduzir esse efeito.

Para ficar mais claro sobre esse avanço, podemos levar em conta o arroz dourado, desenvolvido por pesquisadores da ETH Zurich no início dos anos 2000. O grão foi fortificado com zinco, ferro e vitamina A, com o objetivo de combater a desnutrição em partes do mundo onde o arroz é um alimento básico. A deficiência de vitamina A é um dos principais motivos que levam a enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a doenças como malária e sarampo.

Edição genética X Fome mundial

Na prática, a tecnologia da edição genética pode auxiliar no desenvolvimento de plantas de maior rendimento, que requerem menos insumos químicos e são mais resistentes a pragas e calor. Essa tecnologia também facilita o armazenamento de alimentos, pois os produtos não se deterioraram tão rapidamente, reduzindo a escassez de alimentos.

Cientistas de todo o mundo concordam que a técnica pode ajudar a prevenir a desnutrição, mas enfatizam que a tarefa é grande demais para depender de uma única tecnologia. Segundo alguns especialistas, a catástrofe global só pode ser superada por uma combinação de medidas tecnológicas, econômicas e sociais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.