Educação financeira: este é o maior erro que os pais cometem, segundo Warren Buffett
Seu filho reconhece o valor do dinheiro? Veja as considerações de Warren Buffett acerca da responsabilidade financeira que as crianças devem aprender o quanto antes.
Se há uma pessoa que entende a importância de ensinar responsabilidade e educação financeira às crianças, é Warren Buffett. É muito necessário que os pais comecem a apontar aos filhos, desde cedo, a relevância do dinheiro. É fundamental ensinar como lidar com ele. A má notícia é que nem todos os pais fazem isso cedo o suficiente, o que resulta em crianças que não sabem o valor da moeda e do salário dos pais.
Leia mais: Educação financeira para crianças: importância de discutir finanças com filhos
Quem foi Warren Buffett?
Assim como é um dos investidores mais importantes no mercado financeiro global, Warren Buffett também é uma das pessoas mais ricas do planeta. Em 2019, sua fortuna foi estimada em cerca de US$ 90 bilhões.
Ele diz que o seu pai foi a maior inspiração. Diz que tudo o que aprendeu desde cedo foi com ele, pois seu pai o ensinou a adquirir os hábitos certos. A lição de poupança, por exemplo, foi a mais importante que aprendeu.
O maior erro que os pais cometem, segundo Buffett
Em uma entrevista, Buffett foi questionado sobre o que ele achava ser o maior erro que os pais cometem ao ensinar seus filhos sobre dinheiro, e o bilionário disse que não é não ensinar sobre finança básica na pré-escola.
Estudos sobre o desenvolvimento das crianças
Olhando para todos os aspectos que Buffett traz, os pesquisadores observaram que 80% do nosso crescimento cerebral ocorre aos 3 anos. Como resultado, um estudo da Universidade de Cambridge descobriu que as crianças já são capazes de entender o básico sobre o dinheiro entre os 3 e 4 anos de idade.
Por volta dos 7 anos, geralmente são formados os conceitos básicos que estão relacionados ao comportamento financeiro. Buffett admite que a maioria dos pais já reconhece a importância de ensinar os seus filhos sobre gerenciamento de dinheiro e como gerenciá-lo adequadamente. Porém há uma diferença entre saber e agir.
De acordo com uma pesquisa da T. Rowe Price de 2018, que coletou respostas de 1.014 pais (com crianças de 8 a 14 anos) e mais de mil jovens adultos (de 18 a 24 anos), apenas 4% dos responsáveis disseram que iniciaram um relacionamento desse tipo com as crianças e que discutem questões financeiras com eles antes dos 5 anos.
Além disso, apenas 30% dos pais começam a educar as seus filhos quando eles tinham 15 anos ou mais enquanto 14% apontaram que nunca o fizeram. Em outras palavras, a noção de responsabilidade financeira é ensinada com a vida ou de forma muito tardia para esses jovens, algo que pode gerar consequências negativas no futuro.
Comentários estão fechados.