Saiba quando começar o diálogo sobre educação financeira com crianças e jovens

Cada vez mais as pessoas estão entendendo a necessidade de educar os filhos financeiramente.

Crianças e adolescentes estão começando a aprender sobre o valor do dinheiro. É cada vez mais comum encontrar jovens interessados no mercado de investimentos, e com o livre acesso à informação via internet, cresce a necessidade de informações financeiras. Por isso, confira neste artigo qual o melhor momento para começar a introduzir o tema de educação financeira para crianças e jovens.

Leia mais: Confira dicas de regularização do CPF negativado

Quando começar a falar sobre educação financeira para os filhos?

Falar sobre educação financeira tem se tornado mais comum entre pais e filhos. No mundo de hoje, onde os mais jovens estão cada vez mais preocupados com o dinheiro, é fundamental ensiná-los a gastar com segurança e responsabilidade.

O principal desafio para os pais é orientar seus filhos de forma didática e compreensível desde pequenos. Embora muitas famílias ainda acreditem que a educação deve ocorrer apenas nas escolas e universidades, e que não precisam se preocupar com a educação financeira de seus filhos, essa dinâmica vem sendo quebrada, e os pais começaram a ocupar o lugar de ensinar esse tema para as crianças.

Qual a idade ideal?

Estudos comprovam que mesmo os jovens sabendo fazer cálculos, a mente de um indivíduo que não está acostumado a pensar de acordo com uma educação financeira, diferenciando custos em seu dia a dia, tem mais dificuldade em entender sobre esse aspecto quando adulto.

Nesse sentido, é possível afirmar a necessidade da educação financeira a partir dos cinco anos de idade, contextualizando o aprendizado por meio de instrumentos didáticos que permitam às crianças compreender economia, consumo, trabalho e vida profissional.

A ideia, portanto, é que a educação financeira para crianças de 5 a 10 anos possa libertá-las de armadilhas financeiras futuras, ensinando-as a reconhecer suas próprias necessidades, entender como funciona o mundo comercial e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More