Confira dicas de regularização do CPF negativado

Essas dicas vão ajudar você a sair do CPF negativado.

No Brasil, ter um “nome sujo” significa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) cadastrado em um banco de dados com restrição de crédito.

Com o CPF negativado, a pessoa tem dificuldade em obter crédito e com isso, pode não conseguir comprar um produto a prazo, obter um financiamento ou até mesmo obter um cartão de crédito.

Por isso, confira neste artigo algumas dicas para ajudar a regularizar o CPF negativado de um jeito simples.

Leia mais: INSS: hipertensão dá direito ao benefício por invalidez?

Saiba como regularizar CPF negativado

Antes de ficar com o CPF negativado, o consumidor costuma receber uma notificação da loja ou banco informando a situação. As empresas também enviam um aviso de dívida para entidades de proteção ao crédito (como Serasa ou SPC Brasil), que enviam uma carta ao consumidor, avisando que, caso a dívida não seja paga, seu nome será adicionado a uma lista de endividamento.

Algumas pessoas não têm certeza se já estão na lista de inadimplentes. Nesse sentido, a Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil são as três instituições de proteção de crédito mais importantes do país. Cada um deles tem informações sobre determinados negócios. Isso significa que mesmo que você seja consistente em um deles, pode ser negativo em outro.

Como limpar o nome?

O primeiro passo é checar se a dívida de fato procede. Se uma pessoa não fez nenhum tipo de contrato com a empresa que enviou seu CPF para o cadastro de restrição de crédito, é bem provável que ela tenha sido vítima de fraude, ou que alguém tenha usado suas informações para conseguir crédito no mercado.

Nesse caso, você deve entrar em contato com a empresa para relatar a ocorrência e solicitar a retirada do cadastro. O consumidor também pode entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor, bem como entrar em contato diretamente com o gerente do banco de dados. Além disso, é possível entrar com uma ação judicial para solicitar a regularização bem como pedir uma indenização por danos morais.

Quando uma pessoa reconhece uma dívida, no entanto, ela deve negociar o pagamento com a empresa para que a dívida seja quitada. Se o débito estiver sendo parcelado, o CPF do cadastro deverá ser retirado assim que a primeira parcela for paga.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More