Efeito Estufa

É um termo que os cientistas usam para descrever um aumento lento na temperatura atmosférica.

0

Gases de efeito estufa são certos gases na atmosfera (vapor d’água, dióxido de carbono, óxido nitroso e metano, por exemplo) que retêm a energia do sol.

Sem esses gases, o calor escaparia de volta ao espaço e a temperatura média da Terra seria cerca de 15°C mais fria. Por causa de como eles aquecem nosso mundo, esses gases são referidos como gases de efeito estufa.

O que é?

O efeito estufa é o aumento da temperatura que a Terra experimenta porque os gases do efeito estufa retêm a energia do sol.

A luz do sol entra na atmosfera da Terra, passando pelo manto de gases do efeito estufa. A superfície da Terra absorve a energia da luz solar.

Uma vez absorvida, esta energia é enviada de volta à atmosfera. Parte da energia retorna ao espaço, mas grande parte dela permanece presa na atmosfera pelos gases do efeito estufa, fazendo com que o nosso mundo se aqueça.

Troca de Energia entre Espaço, Atmosfera e Terra

Sem o efeito estufa, a Terra não estaria quente o suficiente para os seres humanos viverem. Mas se o efeito estufa se tornar mais forte, pode tornar a Terra mais quente que o normal.

Até mesmo um pouco de aquecimento extra pode causar problemas para seres humanos, plantas e animais. Os cientistas acreditam que as ações humanas estão tornando nosso planeta mais quente.

Influência Humana

Como acontece com tudo no nosso planeta, nós afetamos o meio ambiente. Relacionado ao efeito estufa, estamos liberando muitos compostos químicos na atmosfera que aprisionam essa energia de maior comprimento de onda (calor).

Quando esses gases ficam presos e são refletidos de volta, a temperatura aumenta. Combustíveis fósseis são os principais culpados. Todos os nossos carros e usinas de energia estão emitindo emissões que se espalham pela atmosfera, alterando a forma como a Terra funciona.

Existem também muitos poluentes que são liberados no ar. Isso não acontece tanto nos países desenvolvidos por causa das leis que estão em vigor. As nações em desenvolvimento em todo o mundo precisam gerar renda, por isso muitas vezes não priorizam o combate à poluição.

O problema é que a atmosfera do mundo é compartilhada e toda a sua poluição se torna global depois de algumas semanas. Compostos químicos como dióxido de carbono, metano e ozônio são grandes atores no efeito estufa.

Outros planetas

Astrônomos que estudam nosso sistema solar acreditam que muitos outros planetas mostram sinais do efeito estufa. Planetas como Vênus têm muitos gases na atmosfera que captam permanentemente a energia recebida do Sol, aumentando ainda mais suas temperaturas.

Se isso pode acontecer em nosso sistema solar, também há razões para acreditar que descobriremos planetas em outros sistemas que mostram a mesma atividade.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.