Um efeito colateral de refrigerante em homens é descoberto
Estudo feito na China em modelos murinos mostrou que consumo a longo prazo de refrigerante aumenta os níveis de testosterona.
Além do ganho de peso e aumento do índice glicêmico, outros efeitos colaterais do uso de refrigerante começam a surgir. Um novo estudo chinês encontrou um novo efeito colateral em camundongos machos que fizeram o consumo prolongado de refrigerante. Foi observado um aumento nos níveis de testosterona desses modelos murinos, além de aumento no tamanho dos testículos. Veja mais sobre o estudo:
Efeito colateral de refrigerante em homens
Um novo estudo, publicado na revista Acta Endocrinol, avaliou os efeitos a longo prazo do refrigerante no organismo. Nesse estudo, 100 camundongos foram acompanhados por 15 dias, com gaiolas que tinham diferentes concentrações de Coca-Cola e Pepsi.
Também foi utilizado um grupo controle que recebeu apenas água.
Resultados do estudo
Após algum tempo, eles perceberam aumento na massa testicular dos camundongos que receberam Coca-Cola e Pepsi em altas concentrações, se comparado ao controle.
Os autores contam que: “Os resultados demonstraram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos”.
Contudo, ressaltam que os impactos do consumo a longo prazo na massa testicular e produção de testosterona não estão claros.
Demais efeitos adversos
Além dos supracitados efeitos colaterais, refrigerantes podem causar diversos problemas à nossa saúde, se consumidos em excesso. Especialistas citam o aumento do risco de diversas doenças, como obesidade, diabete e até câncer.
Em mulheres, há estudos que indicam que o consumo prolongado de refrigerantes afeta a capacidade reprodutiva, além de que pode reduzir o tamanho dos ovários. É o que indicam os estudos realizados com camundongos expostos a altas doses de refrigerante.
Limitações do estudo
É importante esclarecer que os testes foram feitos em modelos murinos, ou seja, em animais. Portanto, os efeitos, ainda que próximos ao ser humano, não são idênticos.
Além disso, os animais foram expostos a altas doses por um tempo continuado para que os efeitos colaterais começassem a ser vistos. Então, fique tranquilo se está preocupado com isso, pois, para que você possa ter algo parecido, deveria consumir diariamente altas doses de refrigerante.
O consumo exagerado dessa bebida gaseificada pode trazer diversos malefícios para nossa saúde, por isso, procure evitar.
Comentários estão fechados.