Ela não está morta, apenas dormindo: conheça a misteriosa rosa-de-jericó
Planta tem habilidade única de desidratação que a deixa com aparência de morta. Porém ela só está adormecida por um tempo. Entenda melhor!
Você deve conhecer a história da Bela Adormecida, não é mesmo? A princesa que foi amaldiçoada por uma bruxa quando nasceu, mas teve a “pena” atenuada por uma fada: a donzela dormiu um sono profundo em vez de morrer. Esta é mais ou menos a história de uma planta bastante curiosa chamada rosa-de-jericó.
Não, ela não foi amaldiçoada por uma bruxa, nem está à espera de um príncipe encantado. No entanto, parece estar morta, quando na verdade apenas repousa em um sono muito tranquilo.
Como é que é?
Isso mesmo. A rosa-de-jericó, cujo nome científico é Selaginella lepidophylla, é típica das regiões mais desérticas. Por isso, possui uma habilidade muito especial: a desidratação.
Essa planta entra em um estado de dormência chamado anidrobiose: ela se fecha e fica seca, parecendo uma bola de feno, na maior parte do tempo. Dessa forma, assume um aspecto de uma planta morta — semelhante àquela que você tem em um canto da casa e que não vê água desde 1997.
Imagem: Divulgação.
Rosa-de-jericó: a planta da ressurreição
Porém, tenha calma. Ela não permanece assim para sempre. A rosa-de-jericó é conhecida como “planta da ressurreição”, porque, ao entrar em contato com a umidade, se desenrola e volta a ficar verde novamente.
Ao longo do tempo, ela também ganhou o apelido de “flor da imortalidade” pelo mesmo motivo.
Em algumas culturas, é ainda considerada divina e abençoada pelos deuses. Acredita-se, inclusive, que tem poderes místicos e pode ser utilizada em simpatias para atrair prosperidade e afastar energias negativas.
Amei! Posso ter em casa?
Pode sim, mas lembre-se de que a rosa-de-jericó é uma planta de clima desértico. Para se ter uma ideia, ela é originária dos desertos da Arábia, da Palestina, do Egito e dos arredores do Mar Vermelho.
Então, vamos lá. A primeira coisa que deve saber é que ela não precisa de um solo. Você pode colocá-la em qualquer recipiente. No entanto, é aconselhado que haja uma camada de cascalho no fundo, apenas para garantir a drenagem.
A planta também necessita de luz direta por aproximadamente quatro horas ao dia e de luz indireta no restante do tempo.
E não é porque fica desidratada que não deve ficar na água. Você tem que deixá-la imersa por um pouco de tempo, mas no máximo por três dias. Caso contrário, ela pode mofar e morrer (de verdade desta vez).
Ah, se você mora em um lugar frio, pense bem. A rosa-de-jericó prefere climas mais amenos e não suporta temperaturas baixas.
Comentários estão fechados.