Elas perderam o acento no último acordo ortográfico!
Conheça as palavras que não são mais acentuadas após o acordo ortográfico e não erre mais!
As regras ortográficas do português passam por mudanças significativas de tempos em tempos, devido a acordos ortográficos internacionais que visam unificar a escrita em países lusófonos. O mais recente desses acordos trouxe alterações importantes, especialmente na acentuação de algumas palavras, com o objetivo de simplificar as regras e facilitar o aprendizado.
Entre as principais mudanças está a eliminação do acento em palavras paroxítonas que possuem os ditongos abertos ‘ei’ e ‘oi’. Outra modificação relevante foi a remoção do acento diferencial das palavras (diferenciação de substantivo e verbo por exemplo). Assim como as formas verbais e palavras que incluíam os acentos gráficos ‘êem’ e ‘ôo’ também passaram por reformulação.
Estas palavras não tem mais acento
Palavras paroxítonas com ditongos abertos – Exemplo antes e depois:
- ideia – antes idéia
- jiboia – antes jibóia
- assembleia – antes assembléia
- heroico – antes heróico
- apoio – antes apóio
- paranoia – antes paranóia
Acento diferencial removido – Exemplos de palavras afetadas:
- pelo (verbo pelar) e pelo (substantivo)
- pera (fruta) e pera (preposição arcaica)
- polo (polo aquático) e polo (polo norte)
- para (verbo) e para (preposição)
- forma (verbo formar) e forma (substantivo)
Remoção de acentos em verbos e outras palavras:
- Verbos que terminavam em ‘-êem’ perderam o acento circunflexo:
- leem, veem, creem (antes lêem, vêem, crêem)
- Palavras como enjoo e voo (antes enjôo, vôo)
Por que é importante saber isso?
A motivação para essas mudanças vai além da simplificação textual; ela também busca uma padronização linguística entre os países que falam português. Isso reflete uma tentativa de facilitar a comunicação e o entendimento mútuo entre os países lusófonos.
Entender as mudanças do acordo ortográfico, vigente desde 2016, é crucial não apenas para o uso correto da língua, mas também para sua aplicação em contextos educacionais e profissionais. Educadores, por exemplo, precisam estar atualizados para transmitir as informações corretas aos estudantes, e profissionais que utilizam a escrita como ferramenta de trabalho devem adaptar-se para evitar erros ortográficos.
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