Elon Musk diz que IA pode explicar por que nunca encontramos vida fora da Terra

Para o bilionário, a IA pode ajudar a "entender a verdadeira natureza do universo" e auxiliar o ser humano na resolução de vários mistérios como o paradoxo de Fermi.

No último sábado (15), o magnata e empreendedor Elon Musk utilizou o Twitter para revelar sua mais nova empreitada: a xAI, uma empresa focada no desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Musk acredita que a IA pode ser a chave para finalmente entender a verdadeira natureza do universo e, assim, resolver o paradoxo de Fermi.

(Imagem: reprodução/internet)

O paradoxo de Fermi

Nomeada por conta da influência do renomado físico italiano Enrico Fermi, essa teoria questiona a alta probabilidade de que exista vida inteligente além da Terra e, ao mesmo tempo, levanta o mistério de por que ainda não encontramos nenhuma evidência dessas civilizações alienígenas.

Em resumo, o paradoxo questiona: se a vida inteligente e tecnologicamente avançada é tão comum no universo, por que não temos nenhum sinal dela?

O dilema surgiu quando Fermi se deparou com um cartoon da New Yorker sobre extraterrestres visitando a Terra e, de forma descontraída, perguntou: “Onde estão todos?”.

Essa pergunta aparentemente simples desencadeou um debate científico profundo sobre as possíveis explicações para a aparente ausência de contatos com civilizações alienígenas.

Ao longo dos anos, diversas teorias foram propostas para responder ao paradoxo de Fermi. Algumas sugerem que as viagens espaciais em grande escala podem ser impossíveis ou impraticáveis. Outras consideram que, de fato, a vida extraterrestre não existe.

No entanto, Musk está convencido de que a Inteligência Artificial, em particular, uma superinteligência chamada de Inteligência Geral Artificial (AGI), pode nos fornecer respostas concretas.

xAI

Por meio da xAI, o empresário planeja desenvolver essa AGI com a capacidade de analisar vastos conjuntos de dados do universo e, assim, compreender aspectos fundamentais que permanecem desconhecidos para a humanidade.

Ele acredita que, com essa tecnologia, será possível desvendar o mistério do paradoxo de Fermi e, quem sabe, finalmente obter evidências concretas de vida fora da Terra.

Essa não é a primeira vez que Elon Musk demonstra interesse pela busca de vida extraterrestre. Como CEO da SpaceX, ele tem empenhado esforços em colonizar Marte e tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.

Agora, com a xAI, o proprietário do Twitter está mais determinado do que nunca a explorar as possibilidades da Inteligência Artificial para responder a questões fundamentais sobre o cosmos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.