Em breve, robôs circularão livremente pelas ruas sul-coreanas
Para tanto, os donos das máquinas devem emitir licenças especiais e acompanhar os robôs durante suas caminhadas.
Quando o assunto é robótica e novidades tecnológicas no geral, os países asiáticos sempre estão na vanguarda, com destaque especial para Japão, Coreia do Sul e China.
Dessa vez, a Coreia ganha as manchetes com o anúncio de uma novidade arquitetada pelo próprio governo do país.
Em parceria com a Agência Nacional de Polícia, o Ministério de Comércio, Indústria e Energia sul-coreano anunciou que fez alterações e aprovou a chamada “Lei do Robô Inteligente”.
Em resumo, essa legislação permite o “roaming livre” de robôs pelas ruas da Coreia do Sul, entre pedestres humanos, desde que seus operadores estejam junto com eles, dentre outras regras.
(Imagem: Microsoft Bing IA/reprodução)
Quais são as regras?
Primeiramente, vale destacar que apenas robôs devidamente licenciados dentro dos termos da Lei do Robô Inteligente poderão ir às ruas.
Ademais, essas máquinas só poderão ter até 500 kg e caminhar a uma velocidade máxima de 15 km/h.
Bem como, os robôs terão que passar numa espécie de teste para aferir se eles estão programados para respeitar normas de trânsito, boas práticas na circulação entre humanos, etc. Essa prova” terá 16 questões”.
Tendo o seu robô aprovado, o operador pode pegar a licença e, no ato, deve aderir a um seguro contra eventuais danos causados a bens materiais públicos e privados e também a pessoas. Em caso de incidente com um robô, qualquer pedestre pode pedir reparação financeira.
Para quê esses robôs podem ser utilizados?
Junto com o anúncio das novidades, autoridades sul-coreanas divulgaram imagens de um modelo de robô que pode ser utilizado na entrega de produtos. Infelizmente, as imagens não puderam ser reproduzidas.
O delivery, assim como outros tipos de serviços hoje praticados por humanos nas grandes cidades, podem ser as principais frentes de uso dessas máquinas.
De qualquer forma, o governo da Coreia do Sul ressalta que antes de autorizar a fabricação em massa dos robôs que poderão caminhar nas ruas, bem como começar a liberar licenças para seus guias, instituirá uma agência reguladora que fiscalize essa atividade de perto.
Contudo, todo esse processo promete ser célere, uma vez que tanto o Ministério de Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul quanto a Associação Coreana da Indústria de Robôs e outros órgãos, preveem que certificações e seguros para robôs de rua já estarão sendo emitidos antes que 2023 acabe.
Comentários estão fechados.