Em breve será possível pagar contas de luz através de Pix
A Aneel obrigou as distribuidoras a oferecerem a opção de pagar as contas de luz com Pix. Entenda mais sobre a medida.
O Pix é um dos métodos de pagamento mais utilizados no dia a dia dos brasileiros, sendo possível realizar transações praticamente em qualquer horário, de maneira instantânea, entre quaisquer contas bancárias, e, principalmente, sem a cobrança de nenhuma tarifa pelo serviço.
Agora, esse tipo de pagamento deverá ser aceito também para o pagamento de contas de luz, de acordo com determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira, dia 24.
De acordo com a decisão, as distribuidoras terão 120 dias de prazo para efetivar a implementação do Pix como alternativa para o pagamento dessas contas. Também é possível verificar, de acordo com o texto, que, caso a distribuidora pretenda substituir os pagamentos pelo código Pix, é preciso primeiro ter o consentimento do consumidor.
Apesar de algumas das distribuidoras já oferecerem essa opção, ainda não existe um padrão entre as empresas, sendo que algumas sequer tinham alguma previsão para a implementação do serviço.
De acordo com o diretor Ricardo Tili, que foi o relator do processo na Aneel, “o Pix veio para modernizar o sistema de pagamento no Brasil. Hoje já é o mais usado. O sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente. Então, cabe à Aneel vir regular e exigir que todas oportunizem ao consumidor essa ferramenta”.
Com o passar dos 120 dias, os consumidores que optarem por realizar o pagamento das contas através do sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), poderão fazê-lo por meio do QR Code que será gerado pela própria empresa, o que pode ser feito de maneira independente à solicitação do código de barras da fatura original.
Entre os benefícios desse sistema de pagamentos aplicado nas contas de luz, é possível verificar os seguintes:
- Melhor experiência do consumidor;
- Menos problemas sistemáticos do que os pagamentos convencionais (como demora para reconhecimento e compensação do boleto, por exemplo);
- Diminuição de gastos por parte das empresas.
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