O limite do Pix será apenas pelo horário e outras mudanças passaram a valer

A partir do dia 2 de janeiro, novas regras do Pix passaram a ser válida. Afinal, a transferência instantânea será taxada ou não?

A partir do mês de janeiro de 2023, foram lançadas mudanças no Pix, que agora seguirá novas configurações. Segundo o Banco Central (BC), com o objetivo de tornar a transferência mais simples, o limite de transação acontecerá mediante os períodos diurnos e noturnos.

Além da mudança por horário, há alterações que começaram a valer para o Pix Troco e Pix Saque. As mudanças começaram a valer na última segunda-feira, dia 2 de janeiro. Confira!

Mudanças no Pix

O cliente da conta poderá escolher e ajustar quais são os valores máximos que podem ser transferidos por dia. No período diurno, a escolha será das 6h às 20h; no período noturno, das 20h às 6h.

As transações individuais não terão um limite, somente o que foi estabelecido pelo próprio cliente. Por isso é preciso estar atento, pois o limite por período precisa estar de acordo com a escolha. Será preciso se atentar para não transferir o limite todo em somente uma vez no período.

Para o período noturno, a transferência deixará de ser rígida, conforme orientou o Banco Central: “os participantes poderão, a seu critério, ofertar funcionalidade para que o usuário final possa solicitar que o período noturno compreenda o período entre as 22 horas e as 6 horas”. Antes, o período noturno começava a partir das 20h.

Atenção quanto ao uso do Pix!

As mudanças tendem a melhorar a transferência instantânea, mas ainda é preciso cautela para utilizar a ferramenta. Marcelo Godke, advogado especialista em mercado de capitais e direito bancário, alertou aos usuários sobre as mudanças e ressaltou que é necessário ter atenção para evitar riscos maiores.

A ferramenta fica diretamente conectada ao celular. Em casos de furto e roubo, a pessoa pode ficar totalmente vulnerável. Se o limite está alto, as transferências criminosas poderão ocorrer de uma forma mais fácil.

“Vale lembrar que a remessa de dinheiro via Pix não tem estorno, via de regra. Por isso, o usuário precisa ser mais precavido”, destacou Marcelo Godke.

Se o limite do pix não estiver dentro do necessário, faça o devido reajuste para ter uma condição ainda mais segura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.