Em comunicado oficial, Google diz estar enfrentando 'o maior ataque hacker da história'; saiba mais

De acordo com a Gigante das Buscas, os cibercriminosos estão usando técnicas novas para tentar sobrecarregar os seus servidores, afetando assim o carregamento de páginas.

Grandes empresas de tecnologia estão sofrendo um dos maiores ataques cibernéticos já registrados no mundo. Nesta terça-feira (10), o Google confirmou em comunicado que desde agosto está enfrentando ameaças que tentam parar totalmente os servidores da empresa. Além da Gigante das Buscas, a Amazon também confirmou que está sendo atacada por hackers nas últimas semanas.

O Google publicou um comunicado em seu blog, afirmando que os principais alvos são os serviços em nuvem. Este ano, o número de ataques cibernéticos é sete vezes maior do que o último ataque registrado no ano passado.

Essa tentativa maliciosa utilizou novas técnicas para acessar websites e serviços online, por meio de um novo tipo de evento de DDoS (negação de serviço distribuído).

A configuração dessa técnica provoca uma sobrecarga nos servidores com solicitações falsas, tornando impossível o processamento do tráfego real. Como resultado, os usuários ficam sem acesso às páginas.

“Esta nova série de ataques DDoS atingiu um pico de 398 milhões de solicitações por segundo (rps) e contou com uma nova técnica de ‘redefinição rápida’ HTTP/2 baseada na multiplexação de fluxo que afetou várias empresas de infraestrutura de Internet”, explicou o comunicado oficial do Google.

No ano passado, o pico atingiu a marca de 46 milhões de RPS, o que forçou uma rápida defesa por parte das empresas de tecnologia.

Por exemplo, a nova tentativa dos hackers conseguiu, em apenas dois minutos, gerar “mais solicitações do que o número total de visualizações de artigos relatados pela Wikipedia durante todo o mês de setembro de 2023”.

(Imagem: Divulgação)

Google impediu maior ataque hacker da história

Apesar de ter bloqueado o acesso aos servidores, o Google informou que o ataque teve início em agosto e ainda está em andamento. Sendo assim, os hackers continuam tentando danificar a infraestrutura digital das grandes empresas.

De acordo com o texto, o ataque ao servidor do Google foi mitigado por conta da infraestrutura de segurança da empresa e do apoio de parceiros do setor que conseguiram compreender o raio de ação da nova técnica maliciosa. Assim, os sistemas foram protegidos com um conjunto de ações e estratégias adicionais de proteção.

Além das grandes empresas de tecnologia do mercado, outras companhias também estão sofrendo ataques recorrentes, como as redes de cassinos online.

A recomendação do Google para todas as empresas que utilizam o meio digital é que atualizem seus servidores web. Isso é necessário para impedir que ataques cibernéticos encontrem pontos de vulnerabilidade no sistema e consigam invadir as infraestruturas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.