Em parceria com Serviço Geológico, Google fará alertas sobre inundações

Conheça de maneira mais detalhada essa inovação que a empresa disponibilizará para seus usuários, em parceria com o SGB.

Através de parceria firmada entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Google, anunciada na cidade de Florianópolis – SC, a plataforma emitirá alertas sobre inundações.

Esses avisos serão possíveis graças a uma combinação de informações, como os níveis de água constatados nos rios, as imagens captadas via satélite e os indicadores meteorológicos. Tudo isso em tempo real, com o já conhecido aplicativo Google Maps, além da plataforma de enchentes FloodHub.

Leia mais: Terremoto em São Francisco é ‘previsto’ pelo Google, que emitiu alertas segundos antes

Ainda não constam nesse sistema as cheias que acontecem em cidades nas cabeceiras dos rios, por geralmente ocorrerem com maior rapidez, assim como nos grandes centros urbanos em dias de chuvas fortes e repentinas.

Dessa forma, somente as cheias graduais poderão ser acompanhadas pelos aplicativos, por conta da possibilidade de serem previstas a tempo de fazer o repasse de dados para as plataformas e, consequentemente, enviadas para os usuários.

Com essas informações, é possível planejar deslocamentos com maior precisão, pois o sistema permite saber quanto a água dos rios deve subir em determinado período, possibilitando maiores acertos, tanto para viagens empresariais quanto pessoais.

Segundo relatório emitido pelas Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os países com maior risco de inundações ribeirinhas de todo o mundo. Entre os anos de 2000 e 2019, foram registrados dados de mais de 70 milhões de brasileiros afetados pelas cheias.

Esse recurso já é utilizado há um certo tempo em outros países, como na Índia, por exemplo. Além do Brasil, também será possível receber informações desse porte na Colômbia, Sri Lanka e diversos países africanos, como a África do Sul, Nigéria, entre outros.

A ideia é que, com a chegada dessa plataforma, as portas possam se abrir ainda mais para expansões e fazer com que essas previsões sejam levadas para diversas localidades do país, proporcionando melhores experiências para a população brasileira.

Embora as informações estejam há um bom tempo disponíveis no site do Serviço Geológico Brasileiro, a facilidade de tê-las via aplicativo é muito maior, pois quanto se trata de acesso através de dispositivos móveis, a experiência do usuário fica mais fácil e a otimização das buscas, maior.

Assim, essa parceria tende a trazer inúmeros benefícios para a população de cidades ribeirinhas e até mesmo evitar situações adversas, causadas pelas cheias dos rios em determinadas épocas do ano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.