Atenção: se você não está dormindo bem, sua cortina pode ser a culpada

Sabia que a sua cortina pode contribuir para uma péssima qualidade do sono? Pois é! Este artigo de decoração é mais do que beleza. Aprenda a escolher!

Muitas pessoas valorizam a estética no quarto para se sentir bem; entretanto, quando a decoração se sobrepõe ao bem-estar é que os problemas começam a aparecer. Neste caso, isso acontece porque a quantidade de luz influencia na produção da melatonina, o hormônio do sono. Se você tem problemas para dormir, é melhor ficar atento.

Leia mais: Transforme a sua casa em um decoração minimalista e moderno

Para dormir bem, é fundamental organizar o ambiente para que ele fique escuro e tranquilo durante a noite. Desta forma, além de deixar o ambiente confortável e bonito, a cortina aumenta a qualidade do descanso. Veja algumas dicas para escolher a melhor opção para o seu quarto quando for às compras na próxima vez.

A cortina pode afetar a qualidade do seu sono

Pesquisas revelaram que 65% dos brasileiros exibem uma péssima qualidade de sono. Entre as causas, está a produção inadequada de melatonina, que é ativada quando não há estímulos luminosos. Sendo assim, as cortinas são muito importantes para quem deseja dormir bem. Elas, além de deixar o ambiente muito mais bonito, amenizam o problema provenientes das noites mal dormidas. Confira quais são as características que uma boa cortina deve ter:

Qual é a escolha certa para uma boa noite de sono?

Não basta escolher a mais escura. Para ter uma boa produção do hormônio do sono, fatores como cor, textura e tecido devem ser levados em conta para que você escolha o melhor tipo em prol da qualidade do seu descanso.

A cortina tem que ser grossa?

Não se preocupe em escolher o tecido mais grosso, visto que isso não é necessário. Em contrapartida, considere escolher a cortina com um material que não deixe passar a luminosidade. Um forro que corta a luz é uma opção.

Pode ter trama aberta?

Caso ela seja de um modelo com furos, é preciso que ela seja forrada. Do contrário, os espaços no tecido permitirão a passagem de luz. O seu propósito de ter uma boa noite de sono irá por água abaixo.

Qual a cor mais ideal?

Prefira as cores mais claras, pois elas passam uma mensagem de tranquilidade e leveza. Os estudos de cromoterapia indicam que cores vivas, como laranja e vermelho, interferem negativamente no sono, pois são estimulantes.

O blackout é uma boa opção?

A melhor forma de impedir a entrada de luminosidade nos ambientes é usar cortinas blackout, pois elas impedem completamente a passagem da luz, deixando os espaços escurinho e aconchegantes. É ideal para noites de sono longas e maravilhosas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.