Emagrecendo com saúde: conheça as 4 melhores dietas para 2024
Um ranking internacional, especialista em dietas, nomeou as melhores para seguir neste novo ano. Saiba como se planejar!
Anualmente, a revista especializada US News & World Report publica um ranking das melhores dietas com diferentes finalidades, como perda de peso, proteção do coração e prevenção de doenças como diabetes e demências.
Em 2024, a dieta mediterrânea, reconhecida mundialmente, conquistou o primeiro lugar no ranking geral pela sétima vez consecutiva.
Essa dieta não só é indicada para perda de peso, mas também para aqueles que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada, destacando-se pela ênfase em legumes, verduras e frutas.
4 dietas para seguir em 2024
1. Dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea conquistou a posição de melhor dieta em várias categorias, incluindo melhor dieta vegetariana, melhor dieta para alimentação saudável e para a família, sendo também classificada como a segunda melhor para emagrecimento.
A dieta mediterrânea é amplamente reconhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde, sendo associada a uma série de melhorias em diversos aspectos do bem-estar.
Alguns dos principais benefícios incluem a melhora da saúde cardiovascular, redução do risco de diabetes, controle do peso e outros.
2. Dieta DASH
A dieta DASH, que significa “dieta para combater a hipertensão” em inglês, é um plano alimentar flexível, equilibrado e saudável para o coração, promovido pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.
Essa dieta destaca o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura, pois são ricos em nutrientes como potássio, cálcio, magnésio e fibras, que ajudam a reduzir a pressão arterial.
Por outro lado, a dieta recomenda limitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordurosas, laticínios integrais, óleos tropicais e bebidas açucaradas, além de controlar o consumo de sódio.
3. Dieta Noom
O Noom é um aplicativo de saúde por assinatura que integra monitoramento de refeições e exercícios com treinamento e educação virtual, visando auxiliar os usuários a efetuarem mudanças comportamentais para um estilo de vida mais saudável.
O aplicativo promove o consumo de alimentos com baixo teor calórico e alto volume, como vegetais frescos e proteínas magras. A faixa calórica diária é personalizada, levando em consideração a idade, o sexo e a meta individual de perda de peso de cada usuário.
4. Dieta vegana
Adotar uma dieta vegana implica em consumir grãos, vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes.
Pessoas que seguem essa dieta obtêm seus nutrientes diários exclusivamente de alimentos de origem vegetal, evitando produtos de origem animal, como carne, laticínios e ovos.
Além disso, a dieta vegana tem demonstrado trazer diversos benefícios à saúde. Uma crescente quantidade de pesquisas destaca os potenciais impactos positivos dessa dieta, abrangendo áreas como perda de peso, redução da inflamação, promoção da saúde cardíaca, melhoria da saúde intestinal, entre outros.
Comentários estão fechados.