Embaixada Americana leva 50 estudantes brasileiros para intercâmbio no país

O Programa Jovens Embaixadores tem duração de três semanas e é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas.

0

É estudante do ensino médio em escola pública, domina inglês e promove atividades relevantes em sua comunidade? Que tal passar três semanas nos Estados Unidos, conhecendo projetos sociais, escolas, além de levar um pouco do Brasil para aquele país? Essa é a proposta do Programa Jovens Embaixadores.

Realizado pela Embaixada dos Estados Unidos, o programa abriu inscrições nesta terça-feira (19) para sua edição deste ano. O intercâmbio tem duração de três semanas e selecionará 50 alunos de escolas públicas brasileiras que tenham entre 15 e 18 anos, líderes em trabalhos idealizados em suas comunidades, especialmente, voluntariado.

Para participar, além da idade e escolaridade, o candidato precisa dominar o idioma, além dos seguintes requisitos:

  • participação mínima de um ano em voluntariado
  • não ter nenhuma ou pouca experiência no exterior, sendo esta inferior a 20 dias
  • jamais ter viajado para os Estados Unidos
  • ser comunicativo
  • ter perfil de liderança e iniciativa
  • ter excelente desempenho escolar

As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto pelo formulário disponibilizado na Página do Programa no Facebook. Caso seja aprovado, o candidato deve anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira que esteja mais próxima de sua residência para encaminhar sua inscrição.

Etapas do Programa

Primeiro, o candidato realiza sua inscrição na data estipulada. Após o preenchimento do formulário, o participante receberá resposta automática informando se enquadra nos requisitos do programa para seguir à segunda etapa. Neste caso, será informado quanto aos procedimentos.

Depois, até o dia 26 de agosto, deverá concluir o preenchimento do formulário, selecionar a instituição para envio da documentação e encaminhá-la. No final, aparecerá uma mensagem dizendo que o processo foi concluído com sucesso e que o material encontra-se no banco de dados para revisão por parte da instituição selecionada.

Até o dia 05 de setembro, as instituições acessam a documentação enviada, revisam o material e indicará se o candidato foi selecionado para a próxima fase, constituída pela prova escrita. Esta será aplicada no dia 14 do mesmo mês, em Brasília. Os aprovados realizarão a prova oral até o dia 30 de setembro.

Neste período, as instituições visitarão as casas dos candidatos e, a partir daí, selecionarão os finalistas. Após toda a etapa final, os 50 vencedores embarcarão para os Estados Unidos em 11 de janeiro do ano que vem, retornando no dia 03 de fevereiro. Lembrando que, neste processo, receberão ajuda no preparo da documentação.

Como funciona o programa

A duração do intercâmbio é de três semanas. Durante a primeira semana, conhecem Washington, a capital dos EUA, e seus principais monumentos. Lá, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois, os participantes são divididos em grupos que viajam para diferentes estados onde são recebidos por famílias-anfitriãs. Nesse tempo, frequentam escolas locais e interagem com estudantes da mesma idade, participando de atividades de responsabilidade social e cultural fazendo apresentações sobre o Brasil.

O Programa Jovens Embaixadores é uma parceria da Embaixada Americana com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e empresas privadas, como Canal Futura e IBM.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.