O Novo RG já possui data para liberação
A liberação do novo documento de identificação será realizada de forma gradual em cada estado.
Já existe data para emissão do novo RG. O primeiro lote já está sendo liberado no estado de São Paulo, mas nos demais estados estará disponível a partir do dia 4 de agosto, de acordo com comunicado feito pelo governo federal nesta última segunda.
Nesta primeira fase de distribuição os estados que possuem CPF serão os primeiros a receberem e os demais receberão de maneira gradual, até março de 2023. O novo RG é uma conquista nacional que trará mais segurança e praticidade.
Leia mais: Confira o prazo para trocar seu documento antigo pelo novo RG
A data de emissão do novo RG
No primeiro momento de distribuição os estados que poderão solicitar serão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Acre, Pernambuco, Minas Gerais e também o Distrito Federal. Os demais estados terão acesso ao novo documento de maneira gradual.
Como é um documento importante para todo brasileiro, a substituição do modelo será feita sem custo. Mas, não será exigido uma troca urgente, somente pessoas com idade superior a 60 anos deverão realizar a troca.
A mudança visa unificar os documentos em um único número, o CPF, para garantir a redução de fraudes, já que, ele terá um QR code de verificação que permitirá a análise da veracidade até mesmo sem acesso à internet.
A versão física e digital
Com o objetivo de garantir mais segurança para os brasileiros, evitando fraudes e também em questão de praticidade o novo RG terá duas versões, uma física e outra digital. A ideia é que as duas sejam válidas em território nacional, mas que a versão de papel seja mais focada naqueles brasileiros que não possuem acesso à internet e computadores.
Assim, a versão digital será disponibilizada por meio de um aplicativo do governo federal após a emissão da carteira física.
Vale lembrar que, o documento continua sendo vigente somente em território nacional e em países do Mercosul. Para outros lugares do mundo, o passaporte ainda é considerado o único documento de identificação.
Comentários estão fechados.