O novo RG entra em vigor em janeiro e tem até março de 2023 para que todos os estados emitam este novo documento. A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi adotada pelo Rio Grande do Sul, mas em seguida outros estados passaram a emitir a identificação. A seguir te mostraremos quais foram esses outros estados.
Quais estados já passaram a emitir a CIN
Além do Rio Grande do Sul, estados como, Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná e Piauí, já passaram a emitir o novo modelo de identificação. E os estados que não emitiram o documento ainda, terão somente até março para darem início à emissão do novo modelo.
A partir de janeiro de 2023 a CIN começará a ser emitida nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal. Esse novo modelo do documento, contará com somente o CPF como único número, sendo assim deixando de usar o RG. Essas mudanças no RG iniciaram em julho de 2022.
Qual o tempo de validade da CIN?
O tempo de validade da CIN variará de acordo com a idade do cidadão. Se a pessoa possuir até 11 anos de idade, a duração será de cinco anos, para pessoas com 12 a 59 anos de idade, será de dez anos o seu prazo de validade. E para os que têm a partir de 60 anos, o documento valerá por tempo indeterminado.
Para informações mais atualizadas no CPF, você poderá fazer isso de forma gratuita pelo site da Receita Federal. Se for necessário o envio de alguma documentação, o Ministério da Economia disponibilizou uma lista criada de acordo com as situações requeridas.
Qual é a mudança desse novo RG?
Além de ter apenas o CPF como número de identificação, esse novo modelo do documento contará com um QR Code, o qual terá como ser lido por dispositivos eletrônicos. O objetivo é descobrir se o documento foi extraviado ou roubado.
Ele também irá facilitar a entrada em países do Mercosul, já que pode ser utilizado em viagens internacionais. E isso se dá ao fato de conter o código de padrão internacional, o MRZ, que é utilizado em passaportes.
Comentários estão fechados.