Emissão do novo RG está acontecendo em diferentes estados; saiba mais

Agora quem está de cara nova é o RG, e a troca está acontecendo gradativamente em diferentes regiões do Brasil.

É comum que, conforme os anos vão passando, certos documentos passem por uma reformulação, ou até mesmo uma atualização. A tecnologia também tem ajudado bastante nessa mudança dos documentos, inclusive muitos agora possuem uma versão digital através de aplicativos para celulares, como, por exemplo, o título de eleitor.

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Agora quem está de cara nova é o RG, e a troca está acontecendo gradativamente em diferentes regiões do Brasil. Além da versão física, o RG ganhou também sua versão digital, e já está disponível no estado de Goiás. As pessoas que vão fazer o documento pela primeira vez poderão emitir de forma gratuita seu RG, assim como as pessoas que estão precisando atualizá-lo por conta do vencimento do documento. A emissão é feita por meio dos órgãos públicos do estado, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

É válido lembrar que nem todos os estados estão fornecendo essa nova atualização ainda. A data limite estipulada para a transição do RG é o dia 6 de março de 2023. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, comentou o quão importante é a unificação do documento em todo o território nacional.

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, disse.

Diante das novidades do novo RG, aqui estão listadas algumas mudanças:

  • Inclusão do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Presença da naturalidade do cidadão;
  • Autenticação do documento via QR Code;
  • Ajuste da carteira de identidade para todo o território nacional;
  • Biometria obrigatória (impressão digital);
  • Adoção do padrão internacional do código MRZ, o mesmo do passaporte.

Outra mudança que deve ser destacada é que os prazos de validade são outros:

  • De 0 a 12 anos passa a ter validade de 5 anos;
  • De 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos;
  • Para quem tem 60 anos ou mais, a validade é indeterminada.

Segundo o Ministério da Economia, a emissão da nova carteira de identidade está voltada primeiramente às pessoas que necessitam atualizar as informações no CPF. Aqueles que estão com informações incorretas também podem recorrer aos órgãos públicos para regularizar a sua situação.

Aqui estão alguns locais que emitem o novo documento em Goiás:

  • Posto da prefeitura de Alexânia (Rua 15 de Novembro, número 6);
  • Unidade Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira);
  • Unidade Vapt-Vupt do Anashopping, em Anápolis (Avenida Universitária, 2.045).

Para saber se no seu estado já estão acontecendo as atualizações do documento, basta entrar em contato com os órgãos públicos.

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