Empresa brasileira cria robô de IA que dá assistência a idosos e ajuda em mercados

Robios, como é chamado o robô, foi desenvolvido pela empresa Human Robot e conta com Inteligência Artificial.

Foi apresentado na Intel Powerhouse Brasil, evento focado em apresentar soluções baseadas em Inteligência Artificial, o versátil Robios, da empresa brasileira Human Robot.

O Robios é um pequeno robô assistente, indicado especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, dotado de IA e que é capaz de realizar diversas atividades.

Dentre a lista de capacidades do robô está a realização de mapeamentos de pequenas áreas, carregar objetos e até ajudar em supermercados.

De acordo com Olivier Smadja, responsável pelo desenvolvimento do Robios e fundador da Human Robot, no começo a ideia era apenas desenvolver um assistente pessoal, mas ao perceber as capacidades da máquina ele viu a possibilidade de vendê-lo também por outros atributos.

Hoje, pelo menos 55 empresas já usam o robô para tarefas repetitivas e até para dar suporte em festas e outros eventos.

Olivier Smadja afirma que pretende expandir a comercialização do Robios para outros países em 2024, iniciando esse processo de internacionalização da Human Robot pela América do Sul.

Um visual divertido

Ao pensar o visual do Robios, a Human Robot focou em criar um robô de fato. Essa postura vai de encontro àquelas praticadas por empresas como a Tesla, por exemplo, que se empenham em criar humanoides.

Em um primeiro olhar, o Robios se assemelha a pequenos robôs vistos em desenhos animados e animes. Porém, ele tem um grande diferencial: seu rosto.

A “cara” do Robios pode ser configurada da forma que o seu dono bem entender, baseando-se numa lista pré-programada de cores e estilos.

Com todos esses diferenciais, o robô inteligente e divertido da Human Robot tende a estabelecer conceitos e ideias no ramo da “robótica humanizada”.

Confira esse vídeo que mostra o Robios em funcionamento:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.