Empresa da Suíça faz testes com robôs de patrulha (veja o vídeo)
De acordo com a companhia, os chamados 'bots de patrulha' podem substituir seres humanos perfeitamente em funções de vigilância urbana.
Uma startup de robótica chamada Ascento, da ETH Zurich, desenvolveu um bot de patrulha que pode vir a substituir seguranças humanos na Suíça.
A máquina, que tem atuado com sucesso como guarda da empresa de segurança suíça Securitas AG, é considerada uma solução mais acessível e disponível em lugares onde a presença humana é limitada.
A ETH Zurich divulgou um vídeo impressionante que demonstra a agilidade do novo segurança robótico em patrulhar diferentes locais. O bot mostra sua capacidade de se movimentar sem problemas e cobrir uma variedade de terrenos. Veja:
Apesar de ser uma novidade incrível, muitos especialistas em segurança questionam se o robô realmente tem capacidade de fornecer atenção e vigilância nos níveis que um ser humano é capaz de oferecer.
Robôs de segurança viram tendência na Europa e na América do Norte
Que os robôs são máquinas impressionantes, não há dúvidas. Mas, o que fazer quanto à sensibilidade humana que lhes falta?
Em um incidente que chamou a atenção em outubro de 2019, um robô de patrulha conhecido como RoboCop foi destaque nas manchetes após se recusar a ajudar uma mulher em necessidade.
Mesmo com a mulher pressionando o botão de emergência, o robô continuou insistindo para que ela ficasse fora de seu caminho. Esse incidente levantou questionamentos sobre a capacidade dos robôs de patrulha em lidar com situações complexas e fornecer assistência adequada em momentos de emergência.
Posteriormente, foi revelado que os RoboCops HP, fabricados e alugados pela Knightscope, ainda não estavam integrados à polícia. Em vez disso, quando o botão de emergência era acionado, a chamada era direcionada para a Knightscope, que então tinha que contatar a polícia.
No último mês, o Departamento de Polícia de Nova York implementou uma série de robôs de combate ao crime para realizar patrulhas nas estações de metrô em toda a cidade. Conforme relatado, esses novos dispositivos fazem parte de programas-piloto que serão lançados durante o verão.
A introdução desses robôs tem como objetivo fortalecer as medidas de segurança e melhorar a eficiência das operações policiais nas áreas de transporte público.
Na inauguração dos robôs, o prefeito Eric Adams expressou seu compromisso em garantir a segurança de nova-iorquinos, visitantes e residentes da cidade, destacando a importância de utilizar tecnologia avançada para esse fim.
Ele mencionou que esses robôs são apenas o começo de uma série de implementações planejadas. Espera-se que essas iniciativas contribuam de forma positiva na prevenção do crime, trazendo resultados mais eficazes do que a experiência anterior com o RoboCop.
Comentários estão fechados.