Empréstimo consignado INSS: como bloquear e desbloquear benefício?
Entenda como fazer o bloqueio e o desbloqueio do seu benefício INSS para conseguir empréstimo consignado.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está disponibilizando um novo serviço que possibilita que os aposentados e pensionistas possam fazer o bloqueio ou o desbloqueio de seus benefícios com a finalidade de realizar a contratação de empréstimos consignados. De acordo com o Instituto, essa solicitação pode até ser feita pela internet, sem a necessidade do beneficiário ter que deslocar-se até uma agência do INSS.
Leia também: Se você está nesta situação, pode receber indenização de até R$ 15 mil do INSS
Além disso, é importante salientar que podem fazer o uso desse serviço o titular da aposentadoria ou da pensão, bem como um representante legal do beneficiário, possuindo um termo de representação legal aceito pela instituição. Não obstante, é fundamental deixar claro que o procurador não pode fazer esse tipo de solicitação referente a este serviço.
Dessa forma, torna-se impossível realizar empréstimo consignado em benefícios que possuam um procurador cadastrado. Por conseguinte, para fazer esse tipo de solicitação, é necessário seguir estas etapas:
- Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Nessa perspectiva, para realizar essa solicitação, é necessário possuir uma documentação, sendo essa o número do CPF (esse item é obrigatório em todos os casos).
Caso a solicitação seja feita por um representante legal, o procedimento é o seguinte: Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda); Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Destarte, no que refere-se ao tempo de resposta destes pedidos, de acordo com o INSS, a média é de cerca de 30 dias úteis. Para acompanhar esse processo de solicitação, basta seguir o passo a passo: Acesse o Meu INSS; Clique em “Consultar Pedidos”; Encontre o processo na lista; Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Comentários estão fechados.