Encceja exige redação dissertativa-argumentativa
A finalidade é que, através desse texto, o candidato demonstre e defenda um ponto de vista sobre um assunto através de uma gama de argumentos.
A prova do Encceja exige, assim como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) um texto dissertativo-argumentativo. A finalidade é que, através desse texto, o candidato demonstre e defenda um ponto de vista sobre um assunto através de uma gama de argumentos.
Um dos fatores que podem zerar essa redação é quando o candidato não utiliza as características próprias desse gênero, como não abordar o tema que foi proposto, por exemplo. Outros desvios também poderão resultar em uma nota zero na redação do Encceja.
Veja neste artigo como evitar esses erros.
Leia também: Novo sistema do Enem é anunciado; entenda o que mudou
Alguns erros que podem zerar a redação do Encceja
- Escrever menos de cinco linhas no texto;
- Texto com rasuras, demonstrando a intenção de anular todo ou a maior parte do texto, sem que restem mais de 4 linhas não rasuradas;
- Fazer um desenho no lugar do texto escrito;
- O texto se mostrar inelegível, impossibilitando que os avaliadores compreendam o texto;
- Ser escrito em outro idioma que não seja a língua portuguesa;
- Plagiar os textos motivadores da proposta de redação ou das questões da prova, sem que restem mais de 4 linhas sem cópia;
- Tratar de um tema que não tenha sido proposto pela prova;
- Não tratar de um texto dissertativo-argumentativo (ser predominantemente uma narrativa ou um poema, por exemplo);
- Apresentar uma zombaria, uma ofensa a alguém ou um impropério (palavrão).
Visto isso, é fundamental que o candidato escreva pelo menos 5 linhas, em língua portuguesa, apresente uma letra legível, aborde o tema proposto e que o texto seja construído de forma dissertativa-argumentativa.
O Encceja
Trata-se de uma prova que ocorre anualmente e oportuniza jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio para obter o certificado de conclusão escolar. A participação na prova é voluntária e não é cobrado nenhum valor pela inscrição.
A prova é composta por quatro módulos objetivos por nível de ensino, e cada um deles conta com trinta questões de múltipla escolha e uma proposta de redação de gênero dissertativo-argumentativo nos mesmos moldes do Enem. Neste ano, a aplicação do exame será realizada no dia 28 de agosto.
Comentários estão fechados.