Encontro no RN discute superdotação no contexto educacional
Evento na UFRN permitirá troca de experiências entre especialistas, pais e educadores
Fomentar uma discussão abrangente e aprofundada sobre questões relacionadas à superdotação no contexto educacional. Com esse objetivo, a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação, realiza, na próxima sexta-feira (25), o Encontro de Famílias, Educadores e Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação do estado (ANAAHSD), no auditório do Bloco de Aulas do Centro de Educação/UFRN, em Natal, capital potiguar.
Com a intenção de abordar diferentes aspectos da superdotação na educação, o evento terá início com uma mesa redonda, de 8h às 12h, que reunirá especialistas sobre o tema “Altas Habilidades/Superdotação: inclusão e acessibilidade nos espaços de aprendizagem”, que prevê a troca de ideias entre os palestrantes e os participantes, tendo em vista fornecer informações voltadas à criação de ambientes educacionais mais inclusivos e acolhedores.
No período da tarde, de 13h30 às 16h30, uma Roda de Conversa abrirá um espaço mais informal que deve explorar os desafios, tanto do atendimento, quanto na vivência escolar de indivíduos com altas habilidades e superdotação. Ao mesmo tempo, por meio da interação entre famílias, educadores e estudantes, será possível compartilhar experiências, estratégias e melhores práticas com vistas ao desenvolvimento pleno e bem-sucedido desses alunos excepcionais.
Para a presidente da ANAAHSD, Ivana Lucena, “a superdotação é um desafio complexo que requer uma abordagem colaborativa e multifacetada. Esperamos que este evento contribua para o fortalecimento da rede de apoio e para o aprimoramento da educação inclusiva em nosso estado”.
A participação no encontro é aberta a todos os interessados, inclusive pais, educadores, profissionais da área educacional e estudantes. As inscrições, limitadas, podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/3KQSXHo. Maiores informações podem ser obtidas pelo hashtag @associacao.ahsd.rn.
Saiba quais são as principais características do superdotado:
Memória surpreendente
Um dos sinais claros da superdotação é uma memória que causa espanto entre amigos e familiares. Crianças que, mesmo em idade pré-escolar, conseguem se lembrar de eventos que aconteceram há meses ou até anos, podem, de fato, ter inteligência acima da média.
Alfabetização autodidata
Outro ponto clássico em pessoas com inteligência acima da média ou superdotação é o interesse precoce pela leitura e pela escrita. Em alguns casos, as crianças conseguem aprender a ler e a escrever sem ajuda e quando ainda têm dois ou três anos de idade.
Falta de foco
Um dos “sintomas” da superdotação é a alta capacidade que a criança tem de se distrair com diversos estímulos. É claro que, para crianças, todas as coisas chamam a atenção e podem ser interessantes e lúdicas, mas as crianças com superdotação tendem a se distrair com uma facilidade muito grande, pois não conseguem decidir no que focar em determinado momento.
Caos nas tarefas do dia-a-dia
Talvez a dificuldade que seu filho tem em organizar os brinquedos não seja uma questão de preguiça, sabia? Pessoas com inteligência acima da média tendem a viver em ambientes mais caóticos e desorganizados.
Perfeccionismo
Ao contrário do que se possa pensar, o perfeccionismo não é necessariamente uma qualidade. Em pessoas com inteligência acima da média, querer que tudo fique sempre certo e perfeito pode ter relação com um nível grande de auto cobrança.
Com informações do site maisconcursos.
Comentários estão fechados.