Enem 2023: 10 mil pessoas se inscreveram para trabalhar na prova; veja
O Enem 2023 está se aproximando, e os profissionais que vão corrigir as provas já estão sendo selecionados. Clique e saiba mais!
O período de inscrições para participar da banca de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já foi finalizado.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) garantiu que, até o dia 10 de julho, recebeu mais de 10 mil inscrições de avaliadores. Além deles, também se cadastraram outras 1.459 pessoas para supervisionar as correções.
Os profissionais vão passar por duas avaliações: um curso de aperfeiçoamento e uma prova objetiva e discursiva. Os cursos acontecem em setembro, enquanto a prova será aplicada no dia 1º de outubro.
O resultado final é publicado em 31 de outubro, com um convite para a capacitação presencial.
Quem pode se inscrever como avaliador e/ou supervisor das redações do Enem 2023?
Ainda que as inscrições já estejam finalizadas, acontece anualmente essa etapa de seleção de profissionais. Por isso, se você não se inscreveu, atente para os critérios necessários e se prepare para o futuro.
Para se inscrever como avaliador, é necessário estar formado em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Já como supervisor, é preciso ter a mesma formação e um mestrado, doutorado ou especialização nessas áreas.
Também é aceito apresentar experiência em avaliações de redações em larga escala; ou, ainda, ter atuado nesse cargo em edições anteriores do Enem.
Para a participação, tanto avaliadores quanto supervisores devem passar por um curso de capacitação a distância, realizado pelo Moodle.
Depois disso, os candidatos fazem as provas objetivas e discursivas, de maneira presencial, que serão realizadas nas 26 capitais e no Distrito Federal. Sendo selecionados, ainda passam pela capacitação presencial.
(Imagem: Divulgação)
Saiba mais sobre o Enem 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que, na edição deste ano, são mais de 3,9 milhões de inscritos para efetuar a prova.
Houve aumento considerável de inscritos em comparação aos dois anos anteriores, representando 13,1% a mais em relação a 2022, e 14,2% em 2021. As provas acontecem em 5 e 12 de novembro.
O gabarito oficial será disponibilizado no dia 24 de novembro e o resultado para inscritos na modalidade regular, que podem utilizar as notas para o ingresso ao Sisu, sai no dia 16 de janeiro.
Comentários estão fechados.