Enem 2023 terá mais acessibilidade aos candidatos; veja as mudanças

Pessoas com algum nível de deficiência visual devem aprovar as mudanças realizadas na prova a partir deste ano. Cartão-resposta ganhará uma nova fonte! Veja detalhes.

A acessibilidade para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi garantida! A partir deste ano, o cartão-resposta da prova e as informações da folha de redação contarão com um novo padrão de fonte. Todos os participantes serão contemplados com a fonte tamanho 12 e 18. A ampliada será para pessoas com deficiência visual.

Mudança na fonte da prova do Enem garantirá mais acessibilidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza a prova do Enem com o Ministério da Educação (MEC). Juntos, eles informaram que a medida vai levar autonomia para os deficientes visuais. Os participantes que solicitaram a fonte ampliada em 2023 foram convidados para analisar a nova proposta.

Os candidatos foram até a sede do Inep, em Brasília, para avaliar a alteração.

Uma mulher de 47 anos de idade chamada Gonçala Marques, residente de Valparaíso de Goiás (GO), cidade localizada no entorno de Brasília, foi convidada para testar a fonte. Ela tem glaucoma e esta será a quarta vez em que vai participar do exame. Gonçala fez o teste e revelou que o cartão-resposta do Enem é ótimo para a acessibilidade.

Esta é uma análise que vem sendo feita desde 2018 por Andréia Gonçalves, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep. Durante as avaliações, ela percebeu que uma das principais queixas era a fonte do cartão-resposta, então solicitou que ela fosse atualizada.

“Conversamos com as instituições aplicadoras, com as gráficas e conseguimos ampliar o tamanho do cartão”, afirmou.

Revalida também atualizou e conta com fonte ampliada

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi a primeira prova a inserir a acessibilidade promovida pela nova fonte. A coordenadora Andéia Gonçalves disse, inclusive, que o resultado foi positivo e que a maioria escolheu a opção de fonte ampliada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.