Enem libera isenção automática até domingo em novo prazo de inscrições

Confira quais são as datas atualizadas para o Enem 2021 e veja como participar desta edição. Estudantes de 2020 terão segunda chance.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu inscrições para o Enem 2021. Trata-se das inscrições para os candidatos isentos ausentes no Enem 2020. O ato se dá em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes podem efetuar a inscrição até o próximo domingo (26).

Leia mais: 5 principais temas para redação do Enem 2021

Justificação para isenção

O valor da taxa de inscrição no Enem é de R$ 85. Pelas regras do primeiro edital, quem teve direito à isenção em 2020, deve justificar a ausência na prova. As justificativas precisavam ser comprovadas documentalmente, bem como se encaixar nas hipóteses previstas. Elas incluíam situações como acidentes de trânsito, morte de familiar, emergências médicas e assaltos, entre outras. As informações foram confirmadas pela Agência Brasil.

Entretanto, o STF entendeu que a comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais. Entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza.  Isso porque, a ausência no último exame se deu em situação de extrema exceção, com a pandemia.

Quem tem direito à isenção?

O novo prazo para inscrição com isenção da taxa vale para aqueles que comprovarem ter direito à gratuidade. Porém, sem que precisem justificar falta em edição anterior do exame.

Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais têm direito. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também podem pedir a isenção.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Datas previstas:

14 a 26 de setembro – Candidatos que obtiveram justificativa de ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) indeferida pela área técnica do próprio Inep.

24 de setembro – Último dia para as inscrições do Enem PPL 2021.

após o dia 25 de outubro – Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição da versão digital e manual, por meio da Página do Participante (site oficial do Enem).

21 e 28 de novembro – Aplicação das Provas (para quem já está inscrito no exame atualmente, seja como pagante ou isento) para a versão digital e manual do Enem.

02 de dezembro – Gabarito oficial do Enem (versão manual e digital).

após o dia 25 de dezembro – Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição da versão manual, por meio da Página do Participante (site oficial do Enem).

09 e 16 de janeiro – Aplicação das Provas (novos inscritos, pessoas privadas de liberdade e a reaplicação do exame) para a versão manual do exame,

19 de janeiro – Gabarito oficial do Enem (versão manual e digital).

21 de janeiro – Previsão da divulgação das notas do Enem 2021 (todos os inscritos).

21 de março – Previsão da divulgação das notas dos treineiros e da vista pedagógica da prova de redação do Enem 2021 (todos os participantes inscritos no Enem 2021).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More