Inédito: maior usina de energia de ondas será construída na Europa

Energia das ondas é uma das grandes e mais renováveis já descobertas. Confira tudo sobre a construção da nova usina.

Além das energias renováveis já conhecidas, a derivada de ondas também está entre elas. De acordo com a Eco Wave Power (EWP), o início da construção da primeira usina de energia das ondas de larga escala será dado. Estima-se que cerca de US$ 150 milhões serão investidos para construir a unidade de 77 MW.

Leia mais: Ceará vai receber o maior projeto de geração de energia solar do planeta

Início da construção da primeira usina de energia das ondas

A nova usina será instalada na costa turca do Mar Negro. Será utilizada uma tecnologia inteligente, inovadora e econômica para transformar as ondas oceânicas e marítimas em eletricidade verde.

Inicialmente o projeto será no porto de Ordu com 4 MW e, posteriormente, ele deve avançar para uma matriz fixa e modular de 77MW. O mecanismo da usina funcionaria por meio de um oleoduto umbilical submarino para um transformador em terra, gerando então a energia sustentável.

O valor estimado de custos é de US$ 150 milhões.

Segundo Mustafa Kemal Macit, CEO de Ordu, a EWP será um ativo fundamental para concretizar esse projeto e também para começar a utilizar todo o potencial do mar da região para gerar energia.

Com o intuito de consolidar os laços entre Turquia e Israel, o primeiro-ministro israelense e o presidente turco estão decididos a estabelecer acordos que favorecem economicamente os dois países.

Essa nova tecnologia desenvolvida é reconhecida como pioneira pelo cientista-chefe de Israel e recebe o rótulo de solução eficiente da Fundação Solar Impulse.

O CEO da EWP, Inna Braverman, apontou que a Turquia é um ótimo local para instalar e desenvolver tecnologias inovadoras, então ficará entre as maiores. Nos Estados Unidos, por exemplo, o potencial teórico anual de ondas ao largo da costa é estimado em até 2,64 trilhões de kWh, equivalendo a cerca de 64% da geração total do país.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.