Entenda a curiosa relação entre o solo e as mudanças climáticas
Entender o papel do solo em relação às mudanças climáticas é fundamental para entender os fenômenos.
De fato, as mudanças climáticas são um grande desafio para a humanidade. Mesmo que o próprio homem seja o principal contribuinte para estas alterações, o solo também figura como um grande influenciador. Com isso, se faz necessário entender como isso acontece, com o objetivo de encontrar soluções para conter os impactos gerados. Por isso, nós trouxemos informações sobre o processo. Veja como o solo consegue influenciar as mudanças climáticas.
A contribuição do solo para as mudanças climáticas
A University of California, Riverside (UC Riverside) realizou uma pesquisa com o objetivo de analisar a contribuição do solo para as mudanças no clima. Por meio dos dados, foi possível tirar conclusões significativas. Veja só:
- A atividade humana no solo e a liberação de nitrogênio
É de conhecimento geral que a liberação de nitrogênio aumentou severamente com as atividades industriais, queima de combustível fóssil e afins nos últimos anos. A princípio, a pesquisa focou em estudar a relação entre essa alta e o processo do solo de retenção de carbono. Essa atividade que não permite que o carbono fomente o efeito estufa.
Como resultado, observou-se que a acidez do solo era exponencialmente elevada com a liberação do nitrogênio e também causava a liberação do cálcio. Inclusive, a evasão de carbono e cálcio do solo passa a acontecer de forma conjunta.
- O processo de interferência do nitrogênio no solo
Por meio de amostras de solo com fertilizantes contendo nitrogênio, os pesquisadores analisaram a quantidade de nitrogênio presentes nelas. Com isso, observou-se que o solo com grandes quantidades de nitrogênio liberava cálcio na tentativa de resistir à acidez A liberação do cálcio junto ao carbono altera a fertilidade e aumenta a acidez do solo e, consequentemente, intensifica a emissão de gases de efeito estufa.
Embora seja um componente importante para a vida vegetal, o nitrogênio jamais pode estar presente em excesso nesse meio.
- Reduzir a emissão de carbono é a solução
Devido à ausência de uma forma de reverter essa situação rapidamente, o ideal é trabalhar para reduzir a emissão de dióxido de carbono. O que implica na implementação de práticas sustentáveis na agricultura, visando manter a qualidade do solo.
Comentários estão fechados.