Crie limites sem o sentimento de culpa
Impor alguns limites é fundamental para que você se cuide e seja respeitado. Saiba mais detalhes de como criar limites sem culpa.
Existem muitas pessoas que preferem não estabelecer limites para o outro no intuito de agradar e até se sentem culpados quando o fazem. Algumas vezes, o sentimento de culpa até pode ser compreensível, mas não deve passar por cima da necessidade de impor limites. Eles são importantes por várias razões, e não estabelecê-los pode levar a grandes problemas. Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre a importância de estabelecer limites. Acompanhe a leitura.
Leia mais: Existem três tipos de empatia; Saiba como elas se comportam
Por que devemos criar limites?
Os limites, por mais que algumas pessoas não gostem, estabelecem as maneiras de comportamento e barreiras que as pessoas devem ter com você. São esses limites que criam relações saudáveis e minimamente respeitosas.
No entanto, existem muitas pessoas que se sentem culpadas quando definem alguns limites nas relações, quaisquer que sejam. Contudo, é preciso pensar também nas suas prioridades e necessidades, sem sempre pesar o que o outro pensa. Aprender a estabelecer limites sem se sentir culpado é possível e necessário.
Crie limites sem o sentimento de culpa
Estabelecer limites é uma forma de autocuidado. Todos precisam cuidar de si mesmos para serem saudáveis, felizes, produtivos e compassivos. Por isso, observe as dicas a seguir para conseguir criar limites e não se sentir culpado por eles.
Os limites não são egoístas e fortalecem as relações
Os limites são bons para sua saúde e bem-estar e também beneficiam aqueles ao seu redor. Tais limites promovem a intimidade e a conexão porque criam a segurança emocional que nos permite ser vulneráveis.
Além disso, todos se beneficiam quando você tem mais energia e paciência, é menos reativo e tem menos ressentimentos como resultado de estabelecer limites. Por isso, não crie um sentimento de culpa ao só gerar benefícios para você e para outrem.
Vai ser algo muito bom para você
Se você sempre tiver em mente que os limites são estabelecidos para cuidar de você e atender às suas necessidades (que todo mundo tem), talvez o sentimento de culpa passe longe. Não há razão para se sentir culpado por fazer algo que é bom para você.
Ponha em prática: estabeleça limites
Definir limites é uma habilidade e, como qualquer outra, quanto mais você pratica, mais fácil se torna. Por isso, por mais desconfortável que você fique, principalmente no começo, fique firme e continue fazendo.
Comentários estão fechados.