Entenda como o estresse pode afetar a diabetes
O estresse pode ser uma grande barreira para o controle efetivo da glicose.
A diabetes é uma doença que não tem cura, sendo assim, demanda cuidados especiais para o resto da vida. Adicionando a condição à sua rotina, o estresse pode ser uma grande barreira para o controle efetivo da glicose. Portanto, entenda melhor como o estresse pode afetar a diabetes.
Leia mais: Os efeitos do café para quem sofre com diabetes
Assim, ao passar por alguma situação estressante, o corpo de um diabético pode não ser capaz de processar a glicose liberada pelas células nervosas. Com isso, acaba não convertendo a glicose em energia, fazendo com que ela se acumule na corrente sanguínea. Então, os níveis de glicose no sangue aumentam. Nesse sentido, os altos níveis constantes de glicose no sangue também podem desgastar o mental e o físico do paciente, dificultando assim o gerenciamento da diabetes.
Quais são os sintomas do estresse?
Às vezes, os sintomas de estresse podem ser sutis e passar despercebidos. No entanto, essa condição pode afetar o seu bem-estar mental e emocional, além da sua saúde física. Assim, reconhecer os sintomas pode te ajudar a identificar o estresse e tomar medidas preventivas. Confira!
Em caso de estresse, você pode sentir:
- Dores de cabeça;
- Dor ou tensão muscular;
- Dificuldades ao dormir;
- Sentimento de cansaço;
- Fadiga;
- Desmotivação;
- Irritação;
- Depressão;
- Agitação;
- Ansiedade.
Como determinar se o estresse está afetando seus níveis de glicose?
Uma boa dica é ter um controle de informações dos níveis de glicose, como a data e o que estava fazendo quando foram detectadas altas taxas. Isso pode ajudar a determinar quais foram os gatilhos específicos e te dar um maior poder sobre a doença.
Além disso, também há como descobrir se isso está acontecendo ao anotar seus níveis de estresse e glicose. Assim, quando se sentir estressado, avalie o nível do sentimento em uma escala de 1 a 10 e anote o resultado. Depois de avaliar seu estresse, verifique os níveis de glicose. O recomendado é que continue fazendo isso por, pelo menos, um mês. Com isso, irá notar um padrão surgindo. Portanto, se perceber que sua glicose está frequentemente alta, é provável que seu estresse esteja afetando negativamente os níveis de açúcar no sangue.
Comentários estão fechados.