Os cães enxergam todas as cores? Confira tudo sobre a visão canina!

Como será que os nossos cães nos enxergam? Se você está curioso para saber, continue lendo e aprenda mais sobre a visão canina!

Alguma vez você já se perguntou como os cachorros enxergam? Nos últimos anos, a ciência conseguiu desmistificar algumas afirmações que eram divulgadas sem nenhum respaldo científico acerca da visão dos cachorros. Afinal, quem não já ouviu que os cães enxergam em preto e branco, não é? Mas alguns estudos recentes concluem que, na verdade, não é exatamente assim.

Como funciona a visão dos cães?

Primeiramente, devemos entender como funciona a visão canina em geral. Os olhos dos animais possuem dois tipos de células: os cones e os bastonetes. Os cones servem para reconhecer as cores. Já os bastonetes, reconhecem a luminosidade. Então, a visão do animal é o resultado da atuação desses dois tipos de células.

Por exemplo, pelo fato dos cachorros possuírem mais bastonetes e menos cones que os humanos, eles enxergam muito melhor à noite do que nós.

Os cães enxergam todas as cores?

Afinal, quem não já ouviu que os cães enxergam em preto e branco, não é mesmo? Mas alguns estudos recentes concluem que, na verdade, não é exatamente assim.

Os cães enxergam sim em cores, mas eles não conseguem distinguir todas elas. Isso se dá porque os cachorros possuem apenas dois tipos de cones receptores de cor.

Ou seja, existem três cores primárias: vermelho, verde e azul e as combinações entre elas geram todas as outras cores. Os cachorros só percebem as tonalidades de vermelho e azul. Sendo assim, as cores originárias do verde ficam menos perceptíveis, então, para suprir a ausência desses tons, o cérebro do pet completa tudo com cinza.

Cuidados com a visão dos cães

Agora que você já sabe mais sobre a visão dos cachorros, é hora de saber como cuidar dos olhinhos deles. Esses animais também podem ter doenças que afetam a vista. Alergias, glaucoma e conjuntivite são algumas das mais comuns.

Os principais sintomas de uma enfermidade ocular são:

  • Dificuldade de desviar de objetos;
  • Mudança de coloração da íris;
  • Secreção;
  • Córnea esbranquiçada.

Se você perceber algum dos sinais acima, é ideal visitar um médico veterinário com urgência. Problemas oculares podem atrapalhar a qualidade de vida do seu pet. Além disso, um diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais eficaz.

Se você gostou deste conteúdo, então clique aqui para ler mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.