Entenda como os olhos podem ser uma forma de saber seu tempo de vida
Saiba se você corre risco de morrer precocemente pelos olhos.
Dentre as partes que compõem os olhos, uma das mais importantes é a retina. Ela é composta por um fino tecido, bastante sensível à luz, que fica ao fundo dos olhos, onde as imagens são captadas e registradas, e depois enviadas para o cérebro interpretar. Recentemente, pesquisadores descobriram que o dano na retina é capaz de supor o tempo de vida de uma pessoa!
Veja também: Confira 3 bebidas com gengibre para melhorar a sua imunidade
O que os olhos não veem
Com o passar dos anos, o corpo apresenta marcas e sinais internos e externos. Entretanto, nem todos eles são totalmente perceptíveis. Afinal, o declínio da idade pode não representar mudanças no estado de saúde de uma pessoa, e vice-versa.
Dessa forma, uma maneira bastante eficaz de saber a idade biológica é através de um exame bem rápido, que observa o fundo dos olhos de uma pessoa, onde fica localizada a sua retina. Dessa forma, é possível descobrir a verdadeira idade de um indivíduo e a sua saúde futura.
Como é possível ver o tempo de vida de uma pessoa pelos olhos?
Por meio de uma máquina em junção com um algoritmo, foi possível observar a retina de diversas pessoas, e assim supor a idade delas. Das pessoas avaliadas, 47 mil adultos e idosos tiveram a idade confirmada apenas verificando sua retina.
Entretanto, das pessoas que a máquina e o algoritmo erraram, mostrando uma retina mais velha do que a idade real da pessoa, 1.871 morreram. Isso representou um aumento do risco de morte para diversas causas de até 3%.
Junto a isso, outros estudos também avaliaram a saúde da retina, bem como sua ligação com desfechos cardiovasculares, tais como doenças coronarianas, doenças arteriais, e outros danos à saúde do coração. Neste caso, foi observado que, ao identificar danos nas fotos da retina, era possível prevenir o risco de uma doença cardiovascular aparecer quando feito um tratamento precoce.
Isso tudo faz parte da hipótese de que a retina demonstra o envelhecimento através do dano que sofre com o tempo, devido à exposição constante durante nossa vida. Inclusive, esse método é mais preciso do que outras formas de avaliar o envelhecimento.
Comentários estão fechados.