Entenda o que é a hiperglicemia e como tratá-la

Essa condição é mais comum em pacientes diabéticos, mas possui também outras causas.

A hiperglicemia é uma questão que afeta inúmeras pessoas e muitas vezes é associada somente à diabetes. Contudo, essa não é a única causa, havendo outras razões para que esse problema seja desencadeado. Nesse sentido, conhecer as formas de evitar e tratar a hiperglicemia é de extrema importância.

Veja também: Comer duas horas antes de dormir pode aumentar o risco de desenvolver diabetes

A hiperglicemia

A hiperglicemia é uma condição que pode ocorrer no corpo humano quando a quantidade de glicose no sangue (glicemia) é superior a 180 mg/dL. Com isso, associa-se na sua maioria dos casos à diabetes, devido às mudanças na quantidade de insulina que a doença causa. Entretanto, a hiperglicemia não possui apenas essa causa.

A condição pode ser desencadeada pela quantidade indevida de insulina no sangue, bem como ser proveniente de sedentarismo, obesidade, alimentação ruim, estresse, problemas no pâncreas e má administração da dose de insulina.

Nesse sentido, alguns sintomas podem ajudar a identificar a hiperglicemia, tais como: enjoo, sede, dor de cabeça, vontade de urinar, sono e cansaço em excesso.

Como tratar?

Para evitar e tratar a hiperglicemia, é importante possuir hábitos saudáveis na rotina, isto é, encontrar formas de controlar a glicemia. Sendo assim, é necessário manter o peso ideal com a prática regular de atividade física para que a glicose seja usada como fonte de energia e não acumule no sangue. Uma alimentação saudável e equilibrada com acompanhamento nutricional também é essencial para que o consumo de carboidratos e açúcar não fique alto.

Além disso, verificar os níveis de glicemia regularmente poderá te auxiliar a avaliar se é necessário se dirigir ao hospital. Isso pode ocorrer pois, em níveis muito elevados, é preciso aplicar uma injeção de insulina para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Tal medida é muito comum em pacientes diabéticos.

No caso dessas pessoas que têm hiperglicemia com maior facilidade, esse controle é essencial. Para isso, a medição da glicemia deve ser feita sempre em jejum, antes de comer e após a refeição, no intuito de saber se a glicose está controlada ou não.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More