Comer duas horas antes de dormir pode aumentar o risco de desenvolver diabetes

Jantar próximo ao horário de ir para a cama pode diminuir a tolerância à glicose em até 50%. Saiba mais!

Um estudo realizado pela professora Marta Garaulet, da Universidade de Múrcia, na Espanha, em parceria com a Universidade Harvard (EUA) e o Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (EUA), constatou que comer duas horas antes de dormir aumenta o risco de ter diabetes em até 50%.

Leia mais: Conheça 10 alimentos que melhoram a saúde do cérebro

De acordo com a pesquisa, jantar em um horário muito próximo ao da hora de descansar diminui a tolerância à glicose, principalmente naqueles que contam com uma variante de risco genético no receptor de melatonina chamado MTNR1B.

Essa situação ocorre porque a melatonina endógena, que é gerada comumente durante a noite, quando o sono é sentido, está diretamente envolvida nas mudanças da glicose que acontecem no metabolismo.

Variável genética

Todos aqueles que possuem tal variável genética produzem, em seu pâncreas, uma menor quantidade de secreção de insulina quando se alimentam pouco antes de dormir. Isso ocorre em decorrência da presença dessa melatonina.

Nesse sentido, os resultados dos testes sugerem que, na presença de alimentos, a melatonina faz com que o pâncreas reduza sua produção de insulina. Isso, por sua vez, resulta no aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Conforme os estudos prévios de Marta Garaulet, considera-se uma refeição tardia toda aquela em que a pessoa ingere alimentos cerca de duas horas antes de dormir. Isso se deve ao fato de que o organismo começa a realizar a produção de melatonina meia hora antes do sono começar a agir.

Nova descoberta

Porém, uma das principais novidades da pesquisa feita é que foi possível identificar qual a relação entre o funcionamento da insulina no pâncreas e a melatonina, concluindo assim quais as situações que essa comunicação entre partes do corpo pode causar.

Com isso, recomenda-se que a última refeição do dia seja feita, pelo menos, três horas antes do horário em que se deita. Dessa forma, os riscos de desenvolver diabetes diminuem consideravelmente, além de que essa ação também facilita a digestão e o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.