Entenda o que são as ‘aranhas’ encontradas em Marte
A descoberta das ‘criaturas’ foi feita pelo orbitador Mars Express, da Agência Espacial Europeia.
Depois da “obsessão” das agências espaciais ao redor do mundo pela Lua, os olhos dos exploradores espaciais se voltaram para Marte, nosso “vizinho habitável” mais próximo.
Nas últimas décadas, grandes avanços foram feitos no sentido de preparar missões tripuladas e não tripuladas para explorar o Planeta Vermelho, com o lançamento de diversas sondas, rovers e outros equipamentos para mapeamento e observação do lugar.
Com tudo isso, está cada vez mais próximo o dia em que as primeiras pessoas pisarão no solo marciano, inaugurando de vez mais um capítulo da história da exploração espacial.
Robô encontra “aranhas” em Marte
Imagem: ExoMars TGO/ESA
Recentemente, uma notícia curiosa tomou os noticiários de todo o mundo: um robô da Agência Espacial Europeia (ESA) havia achado “aranhas” no sul de Marte.
Claro que uma manchete assim alvoroçou grande parte da comunidade científica e do público em geral, mas logo novas e esclarecedoras informações sobre o caso vieram à tona.
As tais aranhas encontradas em Marte pelo orbitador Mars Express têm origem geológica e não animal. Isso pode ser explicado de forma simples.
Acontece que, assim como na Terra, em Marte existem as quatro estações. Na primavera do Planeta Vermelho, ocorre um processo de sublimação do dióxido de carbono em decorrência de um processo geológico comum no planeta.
Por sua vez, esse dióxido de carbono sublimado é expelido do subsolo marciano por meio de gêiseres altos espalhados pelo sul do planeta. Quando o material expelido cai no chão, ganha a aparência de aranhas.
Segundo a ESA, responsável por desvendar o mistério, as “aranhas” têm cerca de 1 km de comprimento cada. Elas parecem pequenas nas imagens feitas pelo Mars Express porque as fotos foram tiradas a uma grande altitude da região onde o robô plana.
Então, não foi dessa vez que encontraram vida animal em Marte. De qualquer forma, essa história das “aranhas” acabou assustando muita gente!
Comentários estão fechados.