Entenda que impacto o novo Pix Garantido terá sobre o cartão de crédito

A utilização do Pix para transações, sejam elas comerciais ou para pessoas físicas, tem crescido bastante desde que entrou em vigor no país, em novembro de 2020.

A utilização do Pix para transações, sejam elas comerciais ou para pessoas físicas, tem crescido bastante desde que entrou em vigor no país, em novembro de 2020. Dados do Banco Central apontam que a quantidade de transferências mensais nessa modalidade quadruplicou entre março de 2021 e março de 2022, dando um salto gigantesco de 392,6 milhões para 1,6 bilhão. Agora, o Bacen espera que, com a nova modalidade, novos “movimentos” surjam no mercado dos meios de pagamento, como, por exemplo, o Pix Garantido.

Ainda não temos uma data definida para o lançamento do novo recurso, mas já é sabido que o Pix Garantido tem como objetivo fornecer uma alternativa ao uso do cartão de crédito à vista ou até mesmo parcelado, possibilitando que o consumidor pague via Pix uma transação de crédito, uma vez aprovado pelo banco emissor, podendo ser liquidada em alguma fatura vindoura.

Primeiramente, seria necessário analisar melhor a suposta calamidade que o Pix Garantido potencialmente causaria em todo o sistema de cartões de crédito. Para tal, basta observarmos o que tem ocorrido na relação entre a modalidade Pix Instantâneo e o cartão de débito. Em relação à parte online, foi confirmada uma relação “predatória” de uma sobre a outra, o que, no entanto, não tem se concretizado nas transações físicas. Um dos principais clientes do mercado fez uma estimativa recente de que o potencial do Pix converteria, no máximo, 5% do volume do débito nas transações presenciais.

Um cenário positivo para o mercado dos meios de pagamento seria da manutenção da sintonia entre essas modalidades. Para os compradores, de um modo geral, é esperado que essas alternativas se multipliquem na hora dos pagamentos de contas, proporcionando um aumento da base do público consumidor no Brasil ao distribuir diferentes ofertas de acordo com as particularidades de cada uma das demandas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.