Pix Garantido promete revolucionar serviço de crédito

O novo tipo de parcelamento também oferece a possibilidade de agendar os pagamentos para outras datas, mas com taxas de juros menores que o cartão.

O Pix Garantido promete ‘acabar’ com os cartões de crédito e ser tão popular quanto as transferências instantâneas à vista. O novo tipo de parcelamento oferece a possibilidade de agendar os pagamentos para outras datas, abrindo espaço de tempo igual a um serviço de crédito, só que com taxas de juros significativamente menores que o cartão. Desenvolvido pelo Banco Central, ele possui previsão de lançamento ainda para este ano.

Leia mais: Pix com novas funções promete facilitar ainda mais a vida dos brasileiros

O sucesso desde a sua estreia, em outubro de 2020, consagrou as transferências instantâneas (Pix) como uma das principais formas de pagamento no Brasil. O serviço já faz parte do repertório cultural brasileiro, estando presente até em músicas e memes virais na Internet.

Com base na rápida popularização da maneira de fazer e receber pagamentos, o Banco Central estuda outras possibilidades para a ferramenta, como o Pix parcelado. A nova função já tem lançamento confirmado. O “Pix Garantido” recebe este nome pois as instituições financeiras garantem aos lojistas o recebimento do pagamento através de uma análise de dados, que confere se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação. Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.

A ferramenta Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras. As transferências são feitas por meio de uma chave que deve ser cadastrada. O sistema de transferência instantânea também já conta com duas diferentes modalidades: o Pix Saque e o Pix Troco. O parcelamento no Pix, embora não tenha sido oficializado pelo Banco Central, já é ofertado por algumas instituições, como Santander, Mercado Pago e PicPay.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.